conversas de 2 minutos
Regina Janeiro, vereadora da Educação da CM Barreiro
“Obrigada por serem do Barreiro, o Barreiro precisa de vocês assim”
Uma fonte de motivação, de força, de convívio, de sorrisos e de carinho, é assim que caracteriza a UTIB e é por isso que afirma: “Há quem diga que rir faz bem à saúde e acho que a UTIB também faz bem à saúde”.
Em noite de apresentação da peça de teatro “O Baile”, da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB), a vereadora Regina Janeiro confessou que o espectáculo lhe fez sentir uma pluralidade de emoções: “fez-me chorar, rir, fez-me ficar tranquila e calma”. Sentindo que o que viu em palco constituiu mais uma “peça” para o seu “cenário pessoal daquilo que foi o antes do 25 de Abril”, uma vez que não o viveu na pele. Mas apesar de tão díspares as emoções que afluíam, o sentimento de felicidade prevaleceu: “três turmas distintas, a música, a dança e o teatro e juntaram-se todos para encerrar o ano lectivo e isso é o maior exemplo do trabalho de colaboração e de intercâmbio que existe na UTIB”. Uma iniciativa que, no seu entender, é de “salutar, de incentivar e de manter”. Daí que as palavras que dirija à UTIB sejam de agradecimento: “Obrigada por serem do Barreiro, o Barreiro precisa de vocês assim”.
“Há sempre espaço para vir mais alguém”
Regina Janeiro considera importante continuar a divulgar a UTIB, no sentido de dizer que “há sempre espaço para vir mais alguém”, para além de continuar a manter o que entende ser o traço que distingue a UTIB das outras universidades da terceira idade e que é “o facto de ser da câmara”, o que acrescenta: “ faz com que seja universal, faz com que não se tenha de pagar propinas, porque a câmara acaba por suportar as despesas” e é por isso que afirma: “A UTIB é um espaço onde todos nós nos podemos encontrar”. E no qual qualquer cidadão do Barreiro que “queira ter tempo quer aprender ou para ensinar” se pode envolver.
“A UTIB vai crescendo assim, de vontades e de voluntários”
A respeito de projectos para o próximo ano lectivo, diz que o que pretende é que a universidade “continue a crescer”, quer em termos de alunos, quer em disciplinas, sublinhando que a qualidade é também um aspecto a manter nesse crescimento. Levantando um pouco o véu, anuncia que para o próximo ano lectivo vão passar a ter aulas de Yoga, porque houve manifestações de vontade, ao que considera: “a UTIB vai crescendo assim, de vontades e de voluntários”. Nesse âmbito, falou também da importância de envolver a comunidade no projecto, referindo o envolvimento com a Associação de Bombeiros Voluntários do Barreiro e com as escolas do concelho. E porque considera que a universidade atingiu uma fase de maturidade, com uma experiência de cinco anos lectivos, está previsto a assinatura de um protocolo com as escolas a respeito da utilização dos seus espaço. Porque, como salienta, na universidade uma grande parte dos professores dão aulas também nas escolas do concelho e, desse modo, os alunos da UTIB têm aulas na escola onde está o professor e acrescenta: “às vezes recebemos aulas de alunos dessa escola e desse professor e é isso que nós queremos”, ao que reforça: “Não queremos que a UTIB tenha um edifício próprio que os isole, queremos que estejam nos espaços que são da cidade, nas escolas e em contacto com outros alunos”.
Uma fonte de motivação, de força e de convívio
Um projecto que na opinião da vereadora é de louvar, tal é a importância que tem na vida das pessoas e que serve para ajudar a ultrapassar os problemas que possam surgir. Uma fonte de motivação, de força, de convívio, de sorrisos e de carinho, é assim que caracteriza a UTIB e é por isso que afirma: “Há quem diga que rir faz bem à saúde e acho que a UTIB também faz bem à saúde”.
Andreia Lopes Gonçalves
27.6.2007 - 14:15
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.