Conta Loios

as empresas

Palmela - Parque Industrial VW Autoeuropa
Trabalhadores preocupados com aproveitamento da pandemia para cortar rendimentos

Palmela - Parque Industrial VW Autoeuropa<br />
Trabalhadores preocupados com aproveitamento da pandemia para cortar rendimentos "A preocupação com algumas empresas, que se aproveitaram da pandemia para cortar nos rendimentos de trabalhadores e suspender negociações, também é um assunto bastante preocupante para todas as Orts e que temos vindo a denunciar, mas que continua por parte de
algumas empresas2, refere em comunicado a Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do Parque Industrial VW Autoeuropa.

Ontem, dia 24 de junho, realizou-se mais uma reunião das organizações representativas dos trabalhadores (ORTs) na qual foram debatidas questões relacionadas com a atual situação laboral e social em cada empresa.

Em primeiro lugar desejamos que todos os trabalhadores e respetivas famílias se encontrem bem de saúde face à situação em que vivemos devido ao COVID-19!
Foi abordada a questão do teletrabalho e a forma como algumas empresas estão a recorrer a este sistema de trabalho não respeitando direitos dos trabalhadores, nomeadamente não assumindo custos com as despesas (subsídios de refeição, energia, água e/ou uso de equipamentos pessoais) que o trabalhador tem em teletrabalho, embora não sendo assim em todas as empresas o que revela uma falta de clareza na legislação em que o Governo e Centrais Sindicais deverão intervir.

A preocupação com algumas empresas, que se aproveitaram da pandemia para cortar nos rendimentos de trabalhadores e suspender negociações, também é um assunto bastante preocupante para todas as Orts e que temos vindo a denunciar, mas que continua por parte de algumas empresas.

Foi também debatida a questão das medidas de segurança sobre o COVID-19. A falta de alguma responsabilidade individual de trabalhadores que podem colocar em causa o que tem sido bem feito pelas empresas e trabalhadores no combate ao vírus, que, aliás, tem sido um sucesso com apenas cerca de 10 casos positivos num universo de mais de dez mil trabalhadores. Mas todos os trabalhadores devem ter uma consciência social individual quando estão fora da empresa. Não pode haver dois comportamentos, dentro das empresas e fora destas, porque podemos colocar em causa postos de trabalho, se tivermos de voltar ao confinamento.

Foram também informadas as Orts que a CMPalmela vai iniciar a reparação da estrada circular norte/sul de acesso ao parque industrial de fornecedores e Autoeuropa.

Num investimento que ronda os cerca de 188 mil euros, não deixamos de reconhecer o esforço da autarquia, para minimizar o problema, mas que apenas será uma forma de contornar o problema temporariamente. Devido à enorme degradação que a estrada apresenta e que é uma questão recorrente desde há 20 anos. A estrada necessita de uma profunda intervenção. Este assunto tem sido levado pela coordenadora ao governo e também pela CMPalmela acabando sempre por um empurrar de responsabilidades entre autarquia e governo. No final são sempre os mesmos a ter consequências, os utilizadores, trabalhadores e empresas.

26.06.2020 - 00:03

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.