Conta Loios

as empresas

Amarsul envia para reciclagem 153 toneladas de resíduos recicláveis
ECOVALOR criar hábitos de reciclagem junto da comunidade escolar

Amarsul envia para reciclagem 153 toneladas de resíduos recicláveis<br />
ECOVALOR criar hábitos de reciclagem junto da comunidade escolar A Amarsul dinamizou no ano letivo de 2019/2020 - a 2ª edição do programa ECOVALOR que conta com os concursos “Separa e Ganha no Azul e no Amarelo” e que tem como objetivo a promoção da correta separação de resíduos recicláveis nos estabelecimentos de ensino, bem como criar hábitos de reciclagem junto da comunidade escolar.

Contamos com a participação de 86 estabelecimentos de ensino inscritos, alcançando um universo de 61.500 alunos participantes. Com este programa, garantimos que os resíduos recicláveis recolhidos voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria prima e, simultaneamente, as escolas são premiadas pelo seu bom desempenho ambiental.

O concurso decorreu entre outubro de 2019 e junho de 2020. Durante esse período, as escolas participantes separaram e encaminharam para reciclagem 46.566 kg de embalagens de plástico e metal e 106.806 kg de papel e cartão, ainda que esta edição tenha durado menos 2 meses que o habitual, devido ao encerramento antecipado das escolas resultante da pandemia do COVID-19. Contudo o empenho demonstrado pelos estabelecimentos de ensino, permitiu aumentar as quantidades separadas em 153.372 Kg, pelo que toda a comunidade escolar está de Parabéns!

Pelo excelente desempenho, a Amarsul irá atribuir 60 prémios aos estabelecimentos de ensino que conseguiram atingir o mínimo de 70 sacos de embalagens de plástico/metal e/ou 1 tonelada de papel/cartão durante o ano letivo 2019/2020.

Este tipo de concurso integra a oferta de educação ambiental da Amarsul - o Programa Ecovalor - que inclui ainda visitas às instalações, disponibilização de materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização internas e externas, que chegaram a mais de 4.700 participantes.

No âmbito do projeto, a Amarsul disponibilizou equipamentos para a deposição seletiva, nomeadamente, ecobags para as salas de aula, suportes metálicos e sacos para as zonas exteriores do recinto escolar, bem como formação à comunidade escolar. Dado o sucesso desta 2ª edição do concurso ‘Separa e Ganha’, a iniciativa vai manter-se no próximo ano letivo .

As escolas que tenham interesse em antecipar o envio da sua candidatura, podem preencher o formulário de adesão para garantir o seu lugar. Toda a informação encontra-se já disponível em www.amarsul.pt />
Este projeto, foi cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar e otimizar as quantidades de recicláveis separados na origem.

05.08.2020 - 12:31

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.