Conta Loios

as empresas

Sines é já o 14º maior porto da Europa
Theo Notteboom no ranking da União Europeia posiciona Sines no Top 15 europeu

Sines é já o 14º maior porto da Europa<br />
Theo Notteboom no ranking da União Europeia posiciona Sines no Top 15 europeu<br />
<br />
No ano de 2021 o Porto de Sines consolidou a sua posição como líder nacional em volume de carga, com 1.8 milhões de TEU movimentados, mantendo-se no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.

O relatório publicado a 15 de novembro pela PortEconomics posiciona Sines na 14ª posição, subindo um lugar no ranking anterior, pese embora, à data, se verifique um ligeiro decréscimo de 5%, face ao período homólogo de 2021.

Aliás, de acordo com a análise do especialista, apenas quatro portos no Top 15 registaram índices de crescimento, com Gdansk a destacar-se com um crescimento de 15,5%.

De salientar que decorrem a bom ritmo as obras de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines, Terminal XXI, que aumentarão a possibilidade de operar mais navios em simultâneo, duplicando a capacidade de movimentação anual para 4.1 milhões de TEU.
Recorde-se que estão já em operação os novos 200 metros de cais, inaugurados no passado mês de julho e que garantem maior capacidade operacional ao Porto de Sines.

20.11.2022 - 09:08

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.