Conta Loios

as empresas

SIMARSUL inicia gestão do sistema de saneamento em alta do Município de Setúbal
Continuar a consolidar política de requalificação ambiental dos territórios

SIMARSUL inicia gestão do sistema de saneamento em alta do Município de Setúbal<br />
Continuar a consolidar política de requalificação ambiental dos territórios A SIMARSUL, empresa responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, iniciou este domingo, dia 18 de dezembro, a gestão do saneamento em alta do Município de Setúbal.

Para além da operação e manutenção das atuais infraestruturas, onde se destaca a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Setúbal, a SIMARSUL fica durante o período da concessão responsável pela construção, adaptação e melhoria das atuais e futuras infraestruturas.

Fruto da parceria do Grupo AdP – Águas de Portugal com os municípios da região, a SIMARSUL será também ela um fator potenciador do desenvolvimento e coesão regional, apostada em:

– Valorizar a relação com os/as trabalhadores/as, encorajando a evolução profissional e pessoal;
– Reduzir as Emissões de Gases com Efeito de Estufa, mitigar os seus impactos e adaptar as operações às alterações climáticas;
– Participar na Gestão do ciclo urbano da água em equilíbrio com a natureza, promovendo a transição para a economia circular;
– Prestar um serviço público de excelência, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população;
– Impulsionar uma inovação aberta, colaborativa e que gere valor para o Grupo AdP e as suas empresas;
– Ser um ator de referência em matéria de educação para o desenvolvimento sustentável.

A gestão em alta do saneamento em Setúbal permite à SIMARSUL continuar a consolidar a sua política de requalificação ambiental dos territórios, assegurar uma prática mais sustentável e ambientalmente responsável e contribuir de forma decisiva para a preservação dos recursos hídricos e dos ecossistemas, nomeadamente de um importante estuário e reserva natural do país – o estuário do Sado.

A SIMARSUL reforça assim o compromisso de gestão de proximidade com as suas partes interessadas, municípios e indústrias locais na procura das melhores soluções para problemas comuns na defesa do ambiente, da saúde pública e melhoria contínua da qualidade do serviço essencial de saneamento na região.

A SIMARSUL continuará a traçar um caminho de sustentabilidade assente no compromisso de Trabalhar com Propósito, de agir pelo Clima, de acelerar a Economia Circular da Água, de Valorizar os Territórios e de Inovar para fazer a diferença na vida das pessoas e do ambiente da região.

A SIMARSUL

A SIMARSUL - Saneamento da Península de Setúbal, S.A. foi criada pelo Decreto-Lei 34/2017, de 24 de março, e é responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, em regime de exclusivo e por um prazo de 30 anos.

É uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, tendo como acionistas a AdP - Águas de Portugal, SGPS, SA, em representação do Estado Português, e os Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.
Os investimentos realizados no Sistema Multimunicipal de saneamento de águas residuais da Península de Setúbal, ao longo de mais de uma década, têm contribuído, de forma decisiva, para a preservação sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade, para a melhoria dos recursos hídricos, para a valorização da água e reutilização de recursos, da qualidade de vida da população local e para a promoção do desenvolvimento e da competitividade regional.

A SIMARSUL continuará o investimento no seu Sistema Multimunicipal no âmbito do plano de investimentos em curso de empreitadas para o primeiro e o segundo quinquénio 2017-2026, nomeadamente na conclusão de alguns subsistemas, na reabilitação de infraestruturas e na melhoria da eficiência e fiabilidade de processos.

20.12.2022 - 00:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.