as empresas

Palmela - VW Autoeuropa pode melhorar apesar de recuo na vigência
SITE Sul defende que o aumento salarial poderia ser melhorado.

Palmela - VW Autoeuropa pode melhorar apesar de recuo na vigência<br />
SITE Sul defende que o aumento salarial poderia ser melhorado. Na nova proposta de acordo, que deveria ter sido discutida pelos trabalhadores antes da votação, a administração da VW Autoeuropa passou a vigência de três para dois anos. O SITE Sul defende que o aumento salarial poderia ser melhorado.

A votação foi marcada para dias 23 e 24, estando a decorrer o período de voto antecipado. Como foi ontem divulgado, a administração decidiu aceitar um pré-acordo a dois anos, em vez dos três anos que antes pretendia. Não alterou as restantes matérias.
Para a Comissão Sindical do SITE Sul, este recuo da administração vem provar que, de forma serena, mas determinada, os trabalhadores fizeram ouvir o seu descontentamento e as suas reivindicações.

Também fica provado que a determinação e unidade dos trabalhadores é uma forma de luta, tal como a discussão colectiva.
Como o sindicato tem afirmado, um acordo a três anos só hipotecava o futuro e condicionava a reivindicações dos trabalhadores, num contexto de grandes instabilidades sociais e políticas.

Apesar do recuo na duração do acordo, o Grupo VW e a administração em Palmela têm condições para melhorar a sua proposta, nos valores apresentados na matéria do aumento salarial, principalmente para o ano de 2025.

O SITE Sul relembra que, apesar de as previsões para a taxa de inflação em 2025 voltarem a indicar valores mais baixos, o mesmo não acontecerá com o custo de vida que, como é do conhecimento geral, aumentou muito mais do que as taxas de inflação que têm sido anunciadas.
O sindicato lamenta que, mais uma vez, aos trabalhadores não tenha sido dada oportunidade de discutirem colectivamente esta proposta, antes de serem chamados a votar o resultado das negociações.

Paragens de produção

Os trabalhadores não podem ser penalizados na totalidade da sua remuneração, por motivos aos quais são alheios e que se prendem com a decisão unilateral da administração - sublinha o SITE Sul, no mesmo comunicado, a propósito de paragens de produção, incluídas no calendário de produção recentemente divulgado.

Fonte - SITE SUL

21.04.2024 - 00:26

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.