as empresas

Portos de contentores mais eficientes do Mundo
Porto de Setúbal no ranking comprova excelência da sua oferta integrada

Portos de contentores mais eficientes do Mundo<br />
Porto de Setúbal no ranking comprova excelência da sua oferta integrada O Porto de Setúbal entrou, pela primeira vez, no Índice Global de Desempenho Portuário de Contentores 2023 (CPPI - Container Port Performance Index), um ranking desenvolvido pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence, que compara dados de 405 Portos a nível mundial, tendo todos um mínimo de 24 escalas anuais de navios porta-contentores.

O Porto de Setúbal obteve o 333º lugar desta lista no ranking regional Europa e Norte de África. Já a nível mundial, Setúbal entrou diretamente para o 351º lugar. Destaque ainda para o Porto de Lisboa, que foi considerado o mais eficiente do País, subindo 99 posições face a 2022, passando a ocupar o 121º lugar no ranking regional e a posição 135 a nível mundial.
Segundo Carlos Correia, presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e da APL – Administração do Porto de Lisboa, «Este resultado comprova o esforço que tem sido feito pelas comunidades portuárias, concessionários dos terminais de contentores e trabalhadores. Destaco a eficiência e eficácia das operações efetuadas pelos nossos concessionários Tersado e Sadoport, que com ofertas integradas aumentam a atratividade do Porto de Setúbal. Este é um trabalho conjunto para fazer do Porto de Setúbal um porto mais atrativo no mercado internacional e tornar o Porto de Lisboa num dos portos mais eficientes do Mundo e o mais eficiente a nível nacional».

A entrada do Porto de Setúbal neste ranking internacional vem ainda comprovar a excelência da sua oferta integrada, com especial destaque para a sua intermodalidade, sendo o segundo porto nacional com maior quota de operações ferroviárias de e para o porto, representando cerca de 6.000 comboios/ano.

De salientar que no ranking regional Europa e Norte de África, o Porto de Sines aparece na 126ª posição e o Porto de Leixões no 292º lugar. A nível mundial, Sines está em 135º, logo atrás de Lisboa, e Leixões em 290º.

O CPPI classifica portos de contentores globais por eficiência, concentrando-se na duração da estadia dos navios de contentores no porto. O Índice vai na quarta edição e baseou-se no maior conjunto de dados de sempre: mais de 182.000 navios, de 238,2 milhões de movimentos e de 381 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs), no ano civil completo de 2023.

08.06.2024 - 20:18

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.