as empresas

ESTAÇÃO BARREIRO MAR
Entidade privada vai dinamizar projecto de requalificação

ESTAÇÃO  BARREIRO  MAR<br />
Entidade privada vai dinamizar projecto de requalificação . De zonas verdes a áreas de lazer, culturais e desportivas

A empresa Barreiro Mar Ldª, que tem vindo a dialogar com IP Património, visando implementar um projecto destinado a requalificar a estação do Barreiro Mar, e, pelo que apurámos, esta empresa, irá brevemente apresentar o referido projecto, cujo contrato de concessão já foi assinado e os contornos do projecto estão clarificados..

Recorde-se que durante anos não existiram quaisquer trabalhos de conservação, melhoramento e, ou, processo de recuperação daquela Estação, por muitas indefinições, e o estado de degradação era notório de ano para ano.

A Estação do Barreiro Mar foi inaugurada em 1884, e vai celebrar este ano os seus 140 Anos.
Recorde-se que em 1995, encerrou o seu funcionamento no modo fluvial, e, no ano 2008 encerrou o seu modo ferroviário.

O processo de diálogo visando concretizar-se a subconcessão da Estação do Barreiro Mar a uma entidade privada tem vindo a desenvolver-se ao longo do ano 2024.
O projecto visa a requalificação do espaço da antiga Estação, quer da gare coberta, quer da gare descoberta, bem como as áreas de terreno adjacentes.
O empresa Barreiro Mar. Ldªº irá apresentar brevemente o projecto de requlificação da Estação Barreiro Mar.

Mas, pelo que consultámos no site da Mainside, ali, existem referências ao projecto que irá ser dinamizado, salientando-se que o mesmo irá contar com “uma programação divertida e inesperada”, para motivar uma viagem de 20 minutos, entre as duas marge4ns, para viver “um momento de lazer e descontração”
Serão desenvolvidas uma diversidade de actividades que podem passar por exibição de curtas-metragens, pequenos concertos, entre outras.

Refere-se se pretende preservar e valorizar as origens do espaço tendo em consideração que a génese da intervenção terá como ponto de origem o propósito inicial do espaço.
Sublinha-se que um dos pilares basilares do projecto de requalificação passa por uma intervenção que respeite a sua função primordial, com as adaptações necessárias aos usos actuais.

“Com uma nova dinâmica de utilização e infraestruturas e a criação de uma empatia com o novo projecto todos vão ter a oportunidade de redescobrir a base de um dos pedaços de história mais importantes do Barreiro.”, é referido no site da Mainside.
Para a empresa a estação do “Barreiro-Mar na linha do Tejo, na porta de comunicação da cidade com o mundo. Um cartão de visita único a um Barreiro mais moderno, mais dinâmico, diferente, com mais poder de atracção de públicos e ao mesmo tempo com um novo espaço pensado para todos”.

O objectivo, sublinha-se, é a “instalação de um projecto fresco e inovador, virado para dentro e para fora, vai criar o buzz essencial para juntar gente com gente, empresas com empresas, ideias com ideias.”
Pretende-se que o – “Barreiro-Mar passará desta forma a ser uma referência para a captação de outros projectos, outras pessoas, outros investimentos que vão mudar a imagem do município.”

Refere-se igualmente, que no projecto que vai ser dinamizado, parte das infraestruturas - “estão pensadas tendo em conta a novidade e diferença mas sobretudo tendo em vista as necessidades de quem vive, visita, trabalha ou viverá, visitará e trabalhará no Barreiro.”
“No programa desenvolvido as dinâmicas do Barreiro-Mar passam inequivocamente pelo alojamento, espaço de trabalho, ponto de encontro e local de eventos.
A criação de um Barreiro com personalidade e carisma que apresenta, num espaço alternativo, um conjunto de serviços que vai cativar vários públicos e várias comunidades.”, acrescenta-se no site da Mainside.

26.07.2024 - 16:59

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.