desporto

Moita - No Parque das Salinas em Alhos Vedros.
Encontro de Artes Marciais, Desportos de Combate e Defesa Pessoal.

Moita - No Parque das Salinas em Alhos Vedros.<br>
Encontro de Artes Marciais, Desportos de Combate e Defesa Pessoal.No próximo dia 29 de Junho, a partir das 9h30, em Alhos Vedros, decorre um Encontro de Artes Marciais, Desportos de Combate e Defesa Pessoal.

Esta iniciativa destina-se a divulgar as diferentes vertentes da Defesa Pessoal. É um evento destinado a praticantes, mas acima de tudo a não praticantes.

É um evento organizado por Miguel Moura (Lutadores de Garagem), que após ter organizado diversos eventos com diferentes artes, achou que seria importante organizar um evento de maior envergadura e que juntasse várias disciplinas.
Numa ideia de partilha, em que cada praticante ou não praticante, adquira novos conceitos e métodos de treino, o que por sua vez leva a que cada um se desenvolva não só como praticante mas como individuo. Importante também que se entenda que não existe uma "verdade absoluta".

O evento decorre sábado, dia 29 de Junho, pelas 9:30h, no Parque das Salinas, em Alhos Vedros. Com demonstrações de cada uma das Artes seguindo-se treino aberto ao publico e aos praticantes de cada modalidade.
O Encontro tem o apoio da Junta de Freguesia de Alhos Vedros.

ARTES MARCIAIS EM MOVIMENTO
ALHOS VEDROS - 29 DE JUNHO DE 2019
Miguel Moura - organizador do evento

Iniciou a pratica de Artes Marciais em 1984, onde esteve filiado em diferentes associações e foi atleta federado até 1995. Ao nível profissional, como militar esteve em algumas Unidades de Elite, locais onde teve os primeiros contactos com o Judo, o Boxe e o "Close Quarters Combat". Entre 1995 e 2001 esteve em missão no estrangeiro, onde
conseguiu "estabilidade profissional”.

LUTADORES DE GARAGEM

Em 2001 começou a dar treinos de Defesa Pessoal a amigos civis, militares e polícias de diferentes Órgãos de Policia Criminal. Por sugestão de um dos praticantes, Sérgio Gaspar, surge o nome e o símbolo dos “Lutadores de Garagem”. “Lutadores", porque se treina todas as vertentes da Defesa Pessoal, mãos nuas ou com armas, “de Garagem"
porque os treinos decorrem maioritariamente numa garagem.
Desde 2001 até agora, mais de 120 pessoas já treinaram na “garagem”. Trata-se de um grupo que partilha ideias e experiências relacionadas com Defesa Pessoal. O praticante mais novo com 6 anos e o mais velho com 65 anos.

AS ARTES MARCIAIS COMO PROFISSÃO

Miguel Moura dá treinos de Defesa Pessoal a elementos do Ministério da Defesa Nacional (MDN) e do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA), e faz parte de uma organização do MDN onde é formador interno de Defesa Pessoal.
Tem no curriculum a primeira graduação de Cinto Negro em 1991, Karaté Dô Shotokai.

Depois de Nunchaku, fez diferentes Cursos no âmbito da Defesa Pessoal e outras artes como Jogo do Pau com Mestre Nuno Russo, Combate Urbano Policial e Bastão Extensível com APCUP Krav Maga e tem mantido sempre uma prática regular, participando em seminários, estágios e workshops de diferentes artes, nomeadamente: Krav Maga Gabi Noah, Krav Maga TCOP, Krav Maga KMG, PFS_Progressive Fighting Systems, Internacional Chinese Kempo Karaté Federation_ Military Division, Associação de Defesa Pessoal Portugal, Rilion Gracie Jiu Jitsu, Wing Chung Gung Fu_CRCA, KyoKushin Full Contact, Associação Taekwondo e Kickboxing Revolution Self Defence.

Fez durante um período de tempo treinos frequentes com o representante dos Dog Brothers Pedro Miguel e com o representante do Jeet Kune Do Unlimited/ MMA for the street, Luis Barneto.

MESTRES PRESENTES NO EVENTO

AIKIDO

Sensei José Eduardo, 3º Dan. Dá aulas no Barreiro.
Criado no Japão pelo mestre Morihei Ueshiba, adaptando técnicas praticadas em antigas artes marciais, umas de luta corpo a corpo, outras onde se fazia uso de armas, não é contudo praticado como uma luta, e a sua vertente de defesa pessoal não se esgota. Estuda-se o desequilíbrio, a não-resistência, a relação com o centro próprio e o centro do atacante, o seu trabalho exprime-se sobretudo através da utilização de movimentos circulares, existindo um estudo constante da atenção, do olhar, da respiração, da atitude. O Aikido desenvolve a auto-confiança, a serenidade e a saúde.

KARATÉ DÔ SHOTOKAI

Sensei José Garcia, 5º Dan. Dá aulas na Quinta do Conde.
O Karaté "moderno" tal como o conhecemos hoje, tem as suas origens nas mais antigas civilizações do Extremo-Oriente nomeadamente Japão e China. Mestre Gichin Funakoshi é considerado o Pai do Karaté Moderno a "Arte das Mão Vazias”, (1902).
SHOTO: Pseudónimo do Mestre GICHIN FUNAKOSHI.
KAI: Associação, união.
O SHOTOKAI mantem-se na tradição do Karate do Mestre Gighin, foi fundado em 1956 pelos Mestres Gichin Funakoshi, Egami, Noguchi Hironishi e outros.
O objectivo do SHOTOKAI, é preservar o verdadeiro espírito do Karaté-Do desenvolvido em Tókio, caracteriza-se pela ausência da competição, por uma forma de trabalho fluída, centrada na naturalidade e dando especial relevo aos aspectos mentais. O conceito básico é que o corpo deve estar descontraído, os movimentos devem ser suaves e a
energia deve concentrar-se num ponto.

TAEKWONDO

Mestre Carlos Casquinha, 5º Dan, dá aulas na Quinta da Lomba, desempenha funções como Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Taekwondo para a área da Formação e como Treinador Principal do Futebol Clube Quinta da Lomba.
É uma arte marcial de defesa pessoal, com origem na Coreia, e um moderno desporto de combate. Foi oficialmente adoptado como modalidade olímpica, nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000. A sua implantação em Portugal ocorreu em 1974 pelo Mestre Chung, que criou a primeira escola no Sporting Clube de Portugal. A Federação Portuguesa de
Taekwondo (FPT) seria criada anos mais tarde, em 1992. O Taekwondo assenta em 5 princípios: Cortesia, integridade, perseverança e espírito indomável.

KRAV MAGA ASKMK KAPAP

Instrutor Pedro Delicado. Dá aulas no Restelo em Lisboa.
Em 1948 foi formado o Estado Israelita que solicitou o desenvolvimento de um sistema de defesa pessoal da maior eficácia a Imi Lichtenfeld o pai do Krav Maga. O Krav Maga foi meticulosamente desenvolvido para ser diversificado, sendo possível a sua aplicação tanto a nível militar e policial, como civil. O sistema tem sido elogiado por lutadores
experimentados, mestres de diversas artes marcais, militares e policias, pela sua aplicação prática, no entanto, na sua essência é direccionado às pessoas sem experiência, pela sua simplicidade e abordagem realista à defesa pessoal. De facto, o Krav Maga é um sistema de defesa para homens e mulheres de todas as idades e capacidades físicas, contra qualquer tipo de agressor e qualquer forma de agressão.

JEET KUNE DO UNLIMITED

Instrutor Luís Barneto. Dá aulas em Santo André no Barreiro, é o seleccionador nacional de MMA, Instrutor de Jeet Kune Do Unlimited. Esta arte alberga conceitos de combate e técnicas de diversos estilos e artes, com destaque para as artes marciais filipinas e indonésias (Silat, Kali), o Jun Fan Gung Fu, Kickboxing, Muay Thai, Jiu Jitsu, Wrestling, e
MMA, entre outras. O JKDU é a visão do Guro Burton Richardson, do JKD de Bruce Lee este ultimo era antes de tudo um investigador, um homem com um objectivo muito bem definido, na eficácia em combate total.

MUAY THAI / KICK BOXING

Instrutor João Roque. Dá aulas em Alhos Vedros.
O Muay-thai “A arte dos livres” é a designação, que veio dominar as técnicas marciais com poder e sobrevivência. Muay-thai consiste em boxe tailandês e thai boxing. Kickboxing, por sua vez, ganhou impulso no Japão como um desporto activo e extremamente técnico. “Kick” que significa chuto e “boxing” soco. Um dos maiores eventos deste desporto foi o K-1, onde lutadores lutam de pé incluindo low kicks e joelhadas.

JOGO DO PAU PORTUGUÊS

Mestre Paulo Brinca, praticante desta arte tradicional Portuguesa, que durante 18 anos treinou em Lisboa e onde passa de praticante a Mestre de Jogo Pau. Deu inicio à Escola de Jogo pau em Brejos Faria e actualmente é o Mestre de diversas escolas Jogo pau concelho Moita, incluindo Alhos Vedros. A Escola de Mestre Paulo Brinca, segue os princípios da escola de Lisboa, mantendo a tradição Portuguesa.

NUNCHAKU (vulgarmente conhecido como matraca)

Mestre 5º Dan Luís Simões, dá aulas em Alhos Vedros e pertence à Associação Mundial Nunchaku, WNA, com sede na Holanda.
Arma de origem da ilha Okinawa Japão e na China do estilo Kung Fu, actualmente está dividida em três disciplinas, Katas, Combate e Freestyle (show artístico), diferentes Artes Marciais fazem uso desta arma.

DOG BROTHERS MARTIAL ARTS (Real Contact Stick Fighting)

Instrutor Pedro Miguel dá aulas em Santo André no Barreiro.
É um "sistema de muitos estilos”. O DBMA é um sistema com várias camadas de aprendizagem, que abrange diferentes áreas. Luta com paus e outras armas, com teorias especializadas para o Real Contact Stick Fighting (RCSF), sendo outro ponto focal a luta de corpo a corpo, não só pela competição atlética, mas também pela autodefesa.

24.06.2019 - 09:01

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.