desporto

Barreiro - Luso Futebol Clube
Vence Campeonato Nacional de Yole em Y4x+ Juvenis Femininos.

Barreiro - Luso Futebol Clube <br />
Vence Campeonato Nacional de Yole em Y4x+ Juvenis Femininos. O Luso Futebol Clube do Barreiro venceu, ontem, dia 7 Novembro, o Campeonato Nacional de Yole em Y4x+ Juvenis Femininos.

A competição, em barcos de quatro e oito remadores (Yole de 4 e Yole de 8), teve lugar na Pista da Junqueira, em Lisboa, com largada junto ao MAAT e chegada por baixo da Ponte 25 Abril.

O Campeonato Nacional de Yole, contou com a presença de equipas de todo o país. Tendo em conta a atual pandemia, a organização implementou todas as medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde, convidando o público a acompanhar as regatas através das redes sociais dos clubes.

A competição, em barcos de quatro e oito remadores (Yole de 4 e Yole de 8), teve lugar na Pista da Junqueira, em Lisboa, com largada junto ao MAAT e chegada por baixo da Ponte 25 Abril. Trata-se de um desafio de velocidade, com uma extensão total de 1000 metros, que será disputado a favor da corrente. Participam clubes de todo o país, totalizando cerca de duas centenas e meia de remadores.

As primeiras regatas a remos no estuário do Tejo datam do início do século dezanove, ditando o desenvolvimento de um desporto que foi introduzido em Portugal por influência da comunidade britânica residente na Capital. Toda esta dinâmica decorreu em paralelo com o estabelecimento da vela como modalidade competitiva, criando a massa crítica necessária ao nascimento das primeiras coletividades desportivas dedicadas à náutica.

Originalmente fabricados em madeira, num sistema de sete tábuas de mogno ou cedro sobrepostas, os barcos da classe Yole quase enfrentaram a extinção no nosso país. Verifica-se hoje uma adaptação destes cascos às novas tecnologias, com o recurso à fibra e ao carbono.
As atletas do Luso FC do Barreiro subiram ao pódio, venceram o Campeonato Nacional de Yole em Y4x+ Juvenis Femininos. Assim como receberam igualmente o 3º lugar do Pódio Nacional na mesma classe com mais uma equipa.
O Luso FC alcançou assim o 5º classificação em clubes presentes na prova Nacional.

A Direção do clube, agradece todo o empenho da nossa Treinadora Sra. Isabel de Sousa e Atletas, e deixou uma palavra de agradecimento aos pais das atletas sem eles não era possível. O clube volta a lembrar todos os valores da formação e a igualdade de género desportiva para todos.

Fonte - LFC

08.11.2020 - 13:38

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.