desporto

Centro Desportivo Municipal Supera Setúbal
Uma das instalações mais avançadas e modernas do mundo

Centro Desportivo Municipal Supera Setúbal <br />
Uma das instalações mais avançadas e modernas do mundo O Centro Desportivo Municipal Supera Setúbal, uma das instalações mais avançadas e modernas do mundo, com perto de dez mil metros quadrados dedicados à atividade física e ao lazer, foi inaugurado esta manhã.

“Estas são as melhores instalações que temos, das cerca de 50 que o grupo gere na Península Ibérica, e são, certamente, as mais evoluídas da Europa e não tenho dúvidas de que do mundo também”, afirmou o presidente do grupo espanhol na cerimónia de inauguração das instalações, localizadas na Praça de Portugal.

Guillermo Ampuero mostrou-se “extremamente orgulhoso” do novo centro desportivo, infraestrutura de que a Câmara Municipal de Setúbal é titular e que cedeu a gestão, numa concessão a 40 anos, ao Grupo Supera, responsável pelo investimento de nove milhões de euros na construção das instalações.

A presidente do município, Maria das Dores Meira, sublinhou na inauguração que o centro, aberto ao público a partir de 12 de abril, representa “um passo fundamental para a prática desportiva ainda mais saudável no concelho”, classificando a nova infraestrutura como “uma enorme mais-valia”.

O Centro Desportivo Municipal Supera Setúbal, o segundo equipamento gerido em Portugal pelo grupo espanhol, depois de um espaço aberto no Areeiro, em Lisboa, está preparado com tecnologia de ponta capaz de adaptar os programas de treinos rápida e eficazmente às necessidades individuais de cada utilizador.

“Não são as maiores instalações da cadeia Supera, mas são definitivamente as mais avançadas”, reforçou Guillermo Ampuero.

O novo centro desportivo inclui piscina climatizada de seis pistas, outra, também climatizada, para aprendizagem, spa com jacuzzi, sauna, banho turco e duches multissetoriais e bitérmicos, além de mais uma piscina, ao ar livre, igualmente com seis pistas e zona recreativa.

Quatro salas permitem aulas de grupo nos mais diferentes géneros desportivos e a sala de fitness, com mais de mil metros quadrados, proporciona a oferta mais completa possível na atualidade para a realização de treinos mediante as necessidades dos utilizadores.

Além de solário e balneários masculino, feminino e para crianças, o equipamento, com parqueamento subterrâneo com capacidade para 132 veículos, dispõe de ludoteca especialmente preparada para entreter crianças enquanto os encarregados de educação utilizam os diferentes serviços.

As mensalidades de livre-trânsito são de 27,90 euros para utentes em idade sénior ou pessoas com deficiência, de 30,50 euros para jovens e de 49,90 euros para adultos.

Está ainda disponível uma mensalidade de livre-trânsito para usufruto apenas durante as manhãs, no valor de 30,50 euros e um pacote especial para famílias, até quatro elementos, de 59,90 euros.

Maria das Dores Meira lembrou que o Grupo Supera foi muito além do que a Câmara Municipal de Setúbal pediu quando lançou o concurso de instalação de um equipamento desta natureza na cidade.

A autarca frisou que, uma vez terminado o prazo da concessão de 40 anos, o terreno e respetiva infraestrutura, “investimento totalmente privado”, passam para a posse do município.

Na cerimónia de inauguração, que contou com a presença do vereador do Desporto, Pedro Pina, de restantes membros do Executivo municipal, bem como do presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e de representantes da Supera, a autarca enalteceu, igualmente, que o grupo espanhol suplantou, ainda, em 400 mil euros, o preço-base de contrapartida a pagar de acordo com o caderno de encargos e que estava definido em um milhão de euros.

“Graças a estas contrapartidas foi possível recuperar e reabilitar as fachadas de todos os fogos da Urbanização Chesetubal, na Praça de Portugal, recuperar o Complexo de Ténis de Vanicelos, colocar novo relvado sintético no Campo Municipal de Futebol de Onze Vítor Batista e instalar relvado sintético no polidesportivo das Amoreiras.”

A parceria com a Supera, acrescentou Maria das Dores Meira, permitiu também a construção do Centro Municipal de Natação em Águas Abertas, que já se encontra em funcionamento, o lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento da Vela, através do qual o Clube Naval Setubalense recebeu 16 embarcações novas da classe Laser, e a aquisição de vários equipamentos e infraestruturas de apoio a atividades náuticas.

As contrapartidas incluíram, ainda, a recuperação de toda a zona envolvente ao centro desportivo, criando novos arruamentos, zonas verdes e estacionamento de superfície para moradores e utilizadores.

O projeto que agora entra em funcionamento tem o mérito, salientou a presidente da autarquia, de “resolver a insuficiência de oferta de piscinas aquecidas no concelho de Setúbal, com a criação de um importante centro para o desenvolvimento de atividades físicas e aquáticas na zona mais oriental da cidade e na freguesia de São Sebastião, a mais populosa do concelho”.

Fonte - CMS

11.04.2021 - 18:03

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.