desporto

Matraquilhos Barreiro Series Dorotea Gás
Circuito de Torneios de Matraquilhos do Barreiro

Matraquilhos Barreiro Series Dorotea Gás<br />
Circuito de Torneios de Matraquilhos do Barreiro<br />
A segunda edição do circuito de Torneios de Matraquilhos do Barreiro vai arrancar com a 1ª jornada, nos Camarros – Associação de Pesca Local, agendada para 26 de junho.
Depois, segue-se a Associação Caminhada Saúde do Coração na Praça S. Francisco Xavier (antigo Parque dos Pombos) que recebe a segunda jornada, naquele espaço ao ar livre.

A terceira edição jogar-se-á com o pé na areia da Praia Fluvial em Alburrica, com o apoio da Gasoline - Associação Cultural e Desportiva, que promete um dia com muita diversão e desporto na água.
A quarta edição será realizada onde nasceu este torneio, no Café – O Nosso Café no Bairro 25 de Abril, no dia 17 de setembro. A duas próximas edições serão na freguesia de Santo António, onde a 23 de outubro o Santoantoniense Futebol Clube recebe a quinta jornada e a sexta será na União Desportiva da Vila Chã a 12 de novembro.
Esta edição termina a 10 de dezembro no Clube Dramático Instrução e Recreio 31 de Janeiro ´os Celtas´, onde se irá determinar quem será o Campeão Absoluto do Barreiro Series.
Todas as etapas serão classificadas normalmente e atribuídos pontos para no fim descobrir-se quem será o Campeão Absoluto. As Inscrições e o Regulamento estará em cada espaço para consulta.
Este circuito conta com o apoio máximo da Dorotea Gás.

Atualmente os matraquilhos são muito populares em feiras de diversões, mas antigamente era obrigatório jogar em qualquer taberna, era o passatempo dos nossos Pais e Avós no século passado. Mesmo hoje, seja o pequeno ou o graúdo, toda a gente sabe o que são estas mesas e toda a gente quer jogar. Assim escolhe uma etapa, ou vem a todas, porque a participação é aberta a todos os interessados e as inscrições são no local de cada etapa até 30 minutos antes do início.
Entretanto, vale a pena pensarmos: quando e onde essa prática, tão popular em bares, clubes e escolas de todo o mundo, surgiu e se difundiu? As origens dos matraquilhos são confusas e indefinidas. Mas a versão mais aceite sobre o início da modalidade, são as que apontam a Espanha como palco inicial. Os espanhóis defendem, segundo André Martins Gonçalves, a hipótese de que os matraquilhos teriam sido inventados no calor do momento da Guerra Civil Espanhola.

Alexandre de Fisterra, o responsável, teria criado o jogo para que crianças feridas, impossibilitadas de jogar futebol assim como ele, pudessem praticar uma variação do desporto. Segundo essa versão, o galego teria patenteado a invenção em 1937, mas perdeu os papéis da patente.


João Vitor Costa

07.06.2022 - 16:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.