desporto

MOITA - MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO A VITOR DUARTE
Professor Tito recordou que "foi no GAC que me fiz homem"

MOITA - MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO A VITOR DUARTE<br />
Professor Tito recordou que Vítor Duarte, conhecido por Professor Tito, sublinhou após receber a distinção. que nada disto é obtido por si só, para referir que ao longo da sua prestigiada carreira desportiva “fui ajudado por muitas pessoas”, quer como dirigente, quer como atleta, quer como treinador.

MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO A VITOR DUARTE

Vítor Duarte mais conhecido por Tito, nasceu na Baixa da Banheira, onde sempre tem vivido.
Aprende de miúdo o gosto pela atividade desportiva, ora trepando muros e árvores ora, praticando vários jogos com outros jovens nas ruas da Baixa da Banheira.
Muito jovem começou a praticar desporto no Ginásio Atlética Clube, nas modalidades de Luta Greco Romana e Halterofilia onde foi campeão Nacional. Praticou também Andebol e Badmington tendo representado o Ginásio nessas modalidades nos Jogos Juvenis do Barreiro.

Depois de terminado o seu curso de Ed. Física, cria em 1977, as classes de Ginástica de Formação para crianças e jovens e de Ginástica Geral para adultos. Classes essas que participam com algum êxito em saraus por vários pontos do País.
Alguns anos mais tarde é criada a classe de competição de Tumbling e Trampolins, com excelentes resultados, onde são obtidos muitos Campeões Distritais e Nacionais, individuais e por equipas e ainda a participação em vários Campeonatos do Mundo com resultados de excelência.

De realçar ainda a participação numa Gymnaestrada Internacional na Áustria.
O Prof. Tito esteve também na Ginástica da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense e durante alguns anos e ajudou a criar como primeiro prof. o núcleo de ginástica do 1º de Maio de Sarilhos.
Deu aulas na Escola Secundária da Moita onde criou uma equipa de andebol feminino.
Lecionou ainda e Ginástica Sénior, durante 25 anos, em várias Freguesias do Barreiro.

Foi um dos cofundadores da RUMO (Centro de Ensino Especial), onde para além das aulas de Ed. Física e Reabilitação, criou equipas em algumas modalidades, que participaram nos Jogos Special Olympics.

O Prof. Tito esteve 42 anos com a Ginástica do Ginásio A. C., mas fez parte das suas direções perto de 50 anos, bem como da direção de outras Coletividades da Baixa da Banheira e do Barreiro.
É presidente do Conselho Fiscal da Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal e membro da Assembleia Geral da Federação de Ginástica de Portugal.
A Câmara Municipal da Moita atribui a Vítor Duarte a Medalha de Mérito Desportivo, pelo seu notável percurso, na área do Desporto, que contribuiu para o desenvolvimento e estímulo da prática desportiva e engrandecimento do nome do Município.

Foi no GAC que me fiz homem

Vítor Duarte, conhecido por Professor Tito, sublinhou após receber a distinção. que nada disto é obtido por si só, para referir que ao longo da sua prestigiada carreira desportiva “fui ajudado por muitas pessoas”, quer como dirigente, quer como atleta, quer como treinador.
“Aprendi com dirigentes fabulosos”, disse, e citou diversos nomes, muitos deles ligados ao GAC – Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, registamos alguns – Zé Gomes, Faísca, José Manuel Figueiredo, Veiga Nunes, António Coelho, Ortiz e o seu companheiro de muitas lutas o Professor Idalécio.
“Foi no GAC que me fiz homem”, disse.

15.09.2022 - 22:26

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.