desporto

Com partida em Palmela passagem em Setúbal e meta no Castelo de Sesimbra
Sexta edição da Clássica da Arrábida realiza-se no dia 19 de março

Com partida em Palmela passagem em Setúbal e meta no Castelo de Sesimbra<br />
Sexta edição da Clássica da Arrábida realiza-se no dia 19 de março A sexta edição da Clássica da Arrábida realiza-se no dia 19 de março, com partida em Palmela às 12h00, passagem em Setúbal e meta no Castelo de Sesimbra.
Esta prova, que resulta de uma parceria entre os três municípios da Arrábida, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Lima & Limão Cycling Services e integra o calendário da União Ciclista Internacional, foi apresentada publicamente, num evento realizado a 8 de março, no Forte de Albarquel.

Doze equipas nacionais e seis estrangeiras (de Espanha, Angola, Inglaterra e Alemanha) compõem o pelotão deste ano da prova rainha da região, que continua a conquistar relevância em Portugal. O ciclista palmelense Rafael Reis - que apadrinha, também, o projeto “O Ciclismo vai à Escola”, que o Município de Palmela e a Federação estão a dinamizar na EB Aires e na EB António Matos Fortuna (Quinta do Anjo), com os respetivos agrupamentos - será um dos ciclistas participantes.
Municípios reconhecem importância económica e turística do evento
O percurso desafiante, de 182 quilómetros, atravessa toda a cordilheira da Arrábida, proporcionando aos ciclistas e ao público paisagens deslumbrantes, entre a serra, o rio Sado e o Atlântico, que colocam em evidência o potencial de atratividade do evento e as excelentes condições da região para a prática de desportos de natureza.
Na apresentação do evento, o Presidente do Município de Sesimbra, Francisco de Jesus, a Vereadora Maria João Camolas, de Palmela, e o Vereador Pedro Pina, de Setúbal, foram unânimes na valorização desta parceria já de longa data com a Federação e com a Lima & Limão (representada por João Serralheiro), que tem contribuído, de forma determinante, para afirmar a modalidade na região, alavancar a atividade turística e dinamizar a economia.
O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, mostrou-se muito satisfeito com a rápida afirmação da prova, que é já uma das principais Clássicas do país e integra a «filosofia» Cyclin’ Portugal, que procura atrair equipas internacionais a treinar e competir em Portugal.
Organização leva ciclismo à comunidade
Este ano, a organização promove, pela primeira vez, os Opens de Escolas, que pretendem envolver a comunidade e, em especial, as/os alunas/os das escolas dos três municípios no espírito da Clássica da Arrábida, para estimular a prática de ciclismo, a mobilidade suave e a adoção de estilos de vida mais saudáveis junto da população jovem.
No Concelho de Palmela, o Open decorrerá no dia 1 de abril, no Largo de S. João, entre as 10h00 e as 18h00, com um vasto leque de atividades – insufláveis, paraciclismo, gincanas diversas - indicadas para todos os níveis de experiência, incluindo pessoas portadoras de deficiência.

09.03.2023 - 15:25

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.