desporto

Um dos “magriços” da Seleção de Portugal de 1966.
José Augusto será Patrono da 3.ª edição do “Fintas Cup”

Um dos “magriços” da Seleção de Portugal de 1966.<br />
José Augusto será Patrono da 3.ª edição do “Fintas Cup” No dia 17 de junho de 2023, realizar-se-á, na Academia do Futebol Clube Barreirense, a 3.ª edição do “Fintas Cup”, que terá como Patrono José Augusto, figura incontornável do mundo do futebol e um dos “magriços” da Seleção de Portugal de 1966.

Depois do sucesso das edições anteriores, o “Fintas Cup” está de volta. E com diversas novidades. Uma delas, diz respeito ao Patrono do torneio: José Augusto. Nascido no Barreiro a 13 de abril de 1937, José Augusto é um nome incontornável do emblema maior da nossa cidade e do mundo do futebol. Filho de um antigo jogador do FC Barreirense, Alexandre Almeida, José Augusto cedo alimentou o sonho de seguir as pisadas do pai. Ora como futebolista, ora como jogador de basquete.

Aos 17 anos, José Augusto decidiu-se pelo futebol. E em boa hora o fez. Ainda júnior, foi chamado, pela primeira vez, à Seleção Nacional e passou a integrar a equipa principal do FC Barreirense. No dia 10 de outubro de 1955, com apenas 18 anos, estreou-se na Primeira Divisão frente ao Caldas, tendo jogado como avançado.

Internacional em todos os escalões, José Augusto, um dos “magriços” da Seleção das Quinas de 1966, defendeu as cores do FC Barreirense de 1951/52 a 1958/59, tendo sido transferido, depois, para o Sport Lisboa e Benfica, onde jogou até 1969/70.

Pelo emblema maior da nossa cidade, foi internacional júnior, militar, esperança, “B” e “A”. Do seu currículo, fazem parte duas Taças dos Campeões Europeus ao serviço do Sport Lisboa e Benfica e 45 chamadas à equipa “A” da Seleção Nacional. Quando deixou de jogar, José Augusto enveredou pela carreira de treinador de futebol, tendo liderado as equipas do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional.

A Academia de Formação do Futebol Clube Barreirense não volta as costas ao passado, à história e aos nomes indissociáveis do emblema maior da cidade. A referência, o mérito e a carreira desportiva de José Augusto constituirão, para os pequenos "traquinas", verdadeiros exemplos a seguir, sendo, também, uma forma de eles se motivarem e aprenderem um pouco mais sobre a história do homem que elevou o nome do Barreiro e o deu a conhecer ao mundo, envergando as mesmas cores que os atletas do FC Barreirense hoje orgulhosamente defendem.

A 3.ª edição do “Fintas Cup”, que se realizará no dia 17 de junho de 2023 na Academia do Futebol Clube Barreirense, contará com a participação de 12 equipas de Futebol 7 do escalão 2015 (Traquinas B).

Mais do que a competição em si, esta ação, que se reveste de um carácter solidário e tem na ajuda animal outro dos seus ex-líbris, visa promover a camaradagem, o espírito de equipa e a atividade física junto das camadas jovens.

As equipas participantes, bem como os respetivos familiares e amigos, serão convidados a trazer um bem alimentar não perecível e a entregá-lo na entrada, que será, depois, doado a uma instituição de solidariedade social da cidade. Além disso, a ajuda animal será bem-vinda, através da doação de comida, mantas ou brinquedos.

Independentemente das cores clubísticas que defendam e do lugar em que as suas equipas fiquem classificadas, todos os atletas receberão medalhas de participação, havendo, também, taças para os primeiros lugares, além de troféus de “Melhor Jogador”, “Melhor Marcador”, “Melhor Guarda-Redes”, “Fair Play” e “Melhor Claque”.

13.05.2023 - 22:52

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.