desporto
Nacionais de Xadrez em Viseu
Reúne 10 dos mais categorizados xadrezistas portugueses
. André Fidalgo do Barreiro presente
No dia 8 de setembro, as rainhas do xadrez nacional medem forças nos Campeonatos Nacionais Femininos de semi-rápidas e rápidas.
Todos os caminhos do xadrez português vão, por estes dias, dar a Viseu. A Cidade Europeia do Desporto de 2024 inseriu o jogo/arte/ciência nas suas atividades e, através de um protocolo entre a Câmara Municipal de Viseu e a Federação Portuguesa de Xadrez, teremos a realização, nas instalações do Solar do Dão, de nove campeonatos nacionais, incluindo a prova individual mais importante do calendário, a Fase Final do Nacional Absoluto.
O Nacional Absoluto reúne 10 dos mais categorizados xadrezistas portugueses e atribui o título mais apetecido. Jogar-se-á em nove jornadas, no sistema de todos contra todos, entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro.
Três dos 10 jogadores já sabem o que é ser campeão nacional. O mais experiente é o multititulado grande mestre António Fernandes (Filiado Individual), detentor do recorde de campeonatos, com 16. O riquíssimo palmarés de Fernandes coloca-o entre o lote dos favoritos para mais uma conquista.
O mestre internacional André Sousa (Vitória SC) é o jogador mais cotado em termos de ranking Elo da prova (com 2432 pontos) e procura sagrar-se campeão pela sexta vez.
O outro campeão em ação é o mestre FIDE José Guilherme Santos (A.XAT Montemor-o-Novo), que tentará revalidar o título conseguido no ano passado, após um torneio exemplar.
Completam o lote de jogadores na fase final o mestre internacional José Francisco Veiga (Xadrez Colégio Efanor), os mestres FIDE Bruno Martins (A.XAT Montemor-o-Novo), Gustavo Ribeiro (CA Téssera) e Pedro Gil Silva (Vitória SC) e os mestres nacionais André Fidalgo (Estrelas S. João de Brito), Miguel Silva (AFOX) e Samuel Gonçalves (Vitória SC).
Além do Nacional Absoluto, Viseu acolhe, entre 3 e 7 de setembro, seis campeonatos para jogadores com ranking mais baixo, designados “Amadores”. Assim, os da categoria de pontuação Elo abaixo dos 2000 pontos terão as provas em ritmo de clássicas, semi-rápidas e rápidas, o mesmo sucedendo com os da categoria de pontuação abaixo dos 1600 pontos.
Finalmente, no dia 8 de setembro, chega a vez das rainhas do xadrez nacional medirem forças nos Campeonatos Nacionais Femininos de semi-rápidas e rápidas.
30.08.2024 - 19:20
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.