desporto
Ferroviários do Barreiro
Tomás Pacheco – o mais recente jovem barreirense… Campeão Nacional de Remo

Embora reconhecendo que três das idas ao pódio foram em provas de estafeta, o que por si só, reflete o bom trabalho de equipa realizado pelos Ferroviários do Barreiro, o nosso destaque vai para um jovem remador barreirense – TOMÁS PACHECO – de apenas 11 anos que se destaca não apenas pelo título nacional alcançado, mas sobretudo pela humildade e atitude evidenciadas na atividade desportiva. Tomás Pacheco é um jovem muito calmo e até alegre, mas com elevado sentido de responsabilidade, com quem dá gosto falar e ouvir, pelo que, registámos umas palavras suas após o evento e já em ambiente de clube.
Como decorreu a tua prova? Visionavas no ecrã o teu posicionamento na regata?
(Tomás Pacheco) – A prova correu bem, terminei exausto e contente por ter “dado tudo” o que tinha para dar. No início, vi no ecrã que estava na terceira posição e a subir na regata, mas depois concentrei-me apena em mim e no que tinha de fazer.
Qual foi a tua sensação no final da prova? Inicialmente tinhas expetativas?
(TP) – Fiquei feliz. Senti que tinha feito o meu melhor. Não tinha expetativa de vencer até porque tinha estado adoentado nas vésperas e esta foi a minha primeira regata.
Quando iniciaste a prática do remo? Já tinhas praticado outras modalidades? Como surgiu o remo na tua vida? Alguma influência familiar ou de amigos?
(TP) – Vim para o remo em abril do ano passado. Já tinha praticado Karaté, mas depois desisti. Em conversa com o meu pai achámos por bem que tinha de praticar desporto, um desporto mais físico, até para “abandonar” o sofá lá de casa e escolhemos o remo.
Diz-me como é o Tomás na escola e no dia a dia? Consegues conciliar o desporto com a escola?
(TP) – Ando na Escola da Quinta Nova da Telha e sou um aluno normal. Sou aluno de 4 e 5. A atividade desportiva não prejudica as minhas obrigações escolares. Na verdade, sinto-me mais ativo.
Recomendas a prática do remo a amigos teus? Porquê?
(TP) – Sim, recomendo. Sinto-me bem quando venho para o remo. Divirto-me imenso e o ambiente aqui no remo é muito bom.
Parabéns ao Tomás Pacheco e a todos os remadores dos Ferroviários do Barreiro. É com estes campeões de “palmo e meio” que o futuro da modalidade está assegurado.
Carlos Assunção
14.02.2025 - 11:22
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.