desporto

Ferroviários do Barreiro
Tomás Pacheco – o mais recente jovem barreirense… Campeão Nacional de Remo

Ferroviários do Barreiro<br />
Tomás Pacheco – o mais recente jovem barreirense… Campeão Nacional de Remo<br />
O Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro participou com 58 remadores inscritos no campeonato nacional de Remo Indoor 2025, realizado em Gondomar, nos diversos escalões etários, inclusive na vertente de Remo Promoção. A bandeira do Clube subiu ao pódio em dez ocasiões e, por cinco vezes, os seus remadores alcançaram a vitória, tanto nas provas oficiais do Nacional de Remo Indoor, como nas competições de Promoção.

Embora reconhecendo que três das idas ao pódio foram em provas de estafeta, o que por si só, reflete o bom trabalho de equipa realizado pelos Ferroviários do Barreiro, o nosso destaque vai para um jovem remador barreirense – TOMÁS PACHECO – de apenas 11 anos que se destaca não apenas pelo título nacional alcançado, mas sobretudo pela humildade e atitude evidenciadas na atividade desportiva. Tomás Pacheco é um jovem muito calmo e até alegre, mas com elevado sentido de responsabilidade, com quem dá gosto falar e ouvir, pelo que, registámos umas palavras suas após o evento e já em ambiente de clube.
Como decorreu a tua prova? Visionavas no ecrã o teu posicionamento na regata?
(Tomás Pacheco) – A prova correu bem, terminei exausto e contente por ter “dado tudo” o que tinha para dar. No início, vi no ecrã que estava na terceira posição e a subir na regata, mas depois concentrei-me apena em mim e no que tinha de fazer.
Qual foi a tua sensação no final da prova? Inicialmente tinhas expetativas?
(TP) – Fiquei feliz. Senti que tinha feito o meu melhor. Não tinha expetativa de vencer até porque tinha estado adoentado nas vésperas e esta foi a minha primeira regata.
Quando iniciaste a prática do remo? Já tinhas praticado outras modalidades? Como surgiu o remo na tua vida? Alguma influência familiar ou de amigos?
(TP) – Vim para o remo em abril do ano passado. Já tinha praticado Karaté, mas depois desisti. Em conversa com o meu pai achámos por bem que tinha de praticar desporto, um desporto mais físico, até para “abandonar” o sofá lá de casa e escolhemos o remo.
Diz-me como é o Tomás na escola e no dia a dia? Consegues conciliar o desporto com a escola?
(TP) – Ando na Escola da Quinta Nova da Telha e sou um aluno normal. Sou aluno de 4 e 5. A atividade desportiva não prejudica as minhas obrigações escolares. Na verdade, sinto-me mais ativo.
Recomendas a prática do remo a amigos teus? Porquê?
(TP) – Sim, recomendo. Sinto-me bem quando venho para o remo. Divirto-me imenso e o ambiente aqui no remo é muito bom.
Parabéns ao Tomás Pacheco e a todos os remadores dos Ferroviários do Barreiro. É com estes campeões de “palmo e meio” que o futuro da modalidade está assegurado.

Carlos Assunção

14.02.2025 - 11:22

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.