desporto

Jogos do Seixal 2007
Barcos Dragão passeiam na Baía do Seixal

Jogos do Seixal 2007<br>
Barcos Dragão passeiam na Baía do Seixal Tem lugar no próximo sábado, dia 14 de Julho, a partir das 15.30 horas, na zona ribeirinha de Amora, um passeio de Barcos Dragão. A iniciativa integra os Jogos do Seixal 2007 e é organizada pela autarquia com a colaboração do Movimento Associativo, Juntas de Freguesia e Escolas do Concelho.

Os interessados em participar na iniciativa podem obter mais informações através do contacto 212 276 783.

Os interessados em participar na iniciativa podem obter mais informações através do contacto 212 276 783.

Jogos do Seixal 2007

Os Jogos do Seixal 2007 estão na rua com muita animação desportiva até final do ano.
As actividades incluem 40 modalidades, entre torneios, demonstrações desportivas e de lazer, que decorrem em vários espaços do concelho.

A iniciativa pretende contribuir para alargar a prática desportiva ao maior número de munícipes, estimular a prática regular do desporto, reforçar a saúde, a sociabilidade, a integração social e as condições de vida dos munícipes, valorizar o trabalho de equipa, a solidariedade, a tolerância e o fair play.

A origem dos Barcos-Dragão

As corridas ou regatas de barcos-dragão tiveram origem na China. A sua origem está fortemente ligada à lenda de Wât-Yun, ministro do imperador e poeta notável, um dos conselheiros apreciados, que viveu no período dos sete reinos combatentes (475-221a.c.).
Depois de ter apoiado uma deslocação do imperador a um reino vizinho, que foi mal sucedida, o poeta retirou-se desesperado e desiludido para a sua terra natal, onde se atirou ao rio, morrendo afogado.

As corridas simbolizam a procura do corpo do ministro e celebram-se no quinto dia do quinto mês do calendário lunar chinês (por volta do mês de Junho).

O barco simboliza o dragão que representa a virilidade, o vigor, a fertilidade; é um ser benéfico, apanágio dos deuses.
Os Barco-Dragão surgiram pela primeira vez em Portugal em 1993, fruto da semana de Macau no Porto. Estes barcos, de 10 lugares, ficaram em Portugal, espalhados por várias associações e clubes de canoagem.

O segundo arranque da modalidade no país dá-se com a Comissão de Canoagem na Expo’98, projecto da ACDL-Associação de Canoagem do Distrito de Lisboa.

Em Novembro de 1998, nasceu a Associação Portuguesa de Barcos-Dragão – Associação Promotora de Desporto.

12.7.2007 - 15:20

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.