desporto

Lutas Olímpicas no Grupo Dramático e Recreativo «s Leças» - Barreiro

Lutas Olímpicas no Grupo Dramático e Recreativo «s Leças» - Barreiro O Grupo Dramático e Recreativo “Os Leças”, do Barreiro, vai abraçar em 2013, a prática da modalidade Lutas Olímpicas, através de Fernando Carreira, treinador de nível II, credenciado pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, antigo praticante, com treinos ás 2ªs, 4ªs e 6ª. feiras, das 18H30 às 21H00.

Esta modalidade praticada no distrito de Setúbal tem sido coroada de grandes êxitos desportivos, de prestígio para as colectividades que a praticam e de divulgação da cidade do Barreiro
Com a modalidade esta colectividade procura ocupar e proporcionar novas valências a jovens residentes nesta cidade.

As Lutas Amadoras são um desporto de combate, onde se procura dominar o adversário, derrubando-o, sem nunca o magoar.
A finalidade é comum: projectar o adversário no tapete sobre as espáduas (ombros) ou derrotá-lo aos pontos.
A Luta é uma modalidade Olímpica composta por três estilos a saber:
- Greco-romana: não permite agarrar o adversário abaixo da linha da cintura, aplicar rasteiras ou utilizar activamente as pernas na execução de toda a acção;
- Estilo Livre e Luta Feminina: as limitações anteriores são permitidas.

A Luta está dividida por escalões de idades e por peso corporal. O limite de idade para competição é de 8 anos. Tem regras específicas, nunca colocando em perigo a integridade física do adversário ou a própria. Pratica-se em cima de um tapete mole de 8x8 ou 12x12. Um combate tem duração de tempo máximo e é arbitrado por 3 pessoas. Os lutadores têm fato e calçado próprio de combate. Os atletas estão sujeitos a inspecções médicas anuais e a controle anti-doping em competições. Os atletas estão também sujeitos a exames periódicos de graduação consoante o seu desempenho de conhecimentos técnicos e teóricos.

Se tens vontade de experimentar esta modalidade, se tens entre 8 ou mais anos aparece no Grupo Dramático e Recreativo “Os Leças” ás 2ª, 4º e 6ª.feiras, a partir das 18H30.

GRUPO DRAMÁTICO E RECREATIVO “OS LEÇAS”
Rua do Brasil, 19 – 2830-068 BARREIRO
TELEFONE: 96 683 21 01 (Fernando Carreira) 212 047 847 (sede dos “Leças”)

13.1.2013 - 12:42

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.