personalidades

Barreiro - Faleceu Artílio Vasco Batista
Fundador da UTIB - Universidade da Terceira Idade do Barreiro
. Barreiro Reconhecido na área de Educação

Barreiro - Faleceu Artílio Vasco Batista<br />
Fundador da UTIB - Universidade da Terceira Idade do Barreiro<br />
. Barreiro Reconhecido na área de Educação . "Levem apenas uma flor!" - é o apelo da familia

Faleceu ontem, no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, Artílio Vasco Batista, um nome desde a primeira hora ligado à criação das UTIB - Universidade da Terceira Idade do Barreiro, que recebeu o Galardão Barreiro Reconhecido, na área da Educação, no ano 2013.

Seu corpo será velado, a partir das 13 horas de amanhã, dia 7 de Maio, na Igreja Paroquial de Santo André, realizando-se o funeral na sexta-feira, dia 8 de Maio, pelas 10h15, para o Crematório da Quinta do Conde, em Sesimbra.

BARREIRO RECONHECIDO 2013
GALARDÃO BARREIRO RECONHECIDO 2013
– ÁREA DA EDUCAÇÃO
Artílio Vasco Batista

Nasce a 25 de fevereiro de 1942, em Lisboa. Alfama vê‐o crescer. Faz a primeira classe na escola “Voz do Operário”. A sua infância é marcada pela crueldade da PIDE que prende sucessivamente o seu pai e uma vez, em simultâneo, pai e mãe.
Nos anos 50, vem viver para o Barreiro. Tinha então oito anos.
Completa o ensino primário na Escola Conde Ferreira, seguindo os estudos na Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva. É aqui apelidado de "rebelde", facto que, em parte, se deve ao historial de resistência de seu pai.
Na década de 60, por altura dos movimentos estudantis, é expulso da Escola após um julgamento sumário.
Vai estudar para o Liceu de Setúbal e, nessa altura, envolve‐se no desporto, iniciando uma carreira de monitor de iniciação desportiva, com componente educativa.
Faz a tropa e vai para a Guiné Bissau onde é treinador e dinamizador do desporto e da cultura. Orgulha‐se de ter ensinado crianças e militares a ler e a escrever português.
Além de ter feito uma carreira desportiva marcada por títulos e medalhas, como atleta e treinador, desempenhou, no Movimento Associativo, em regime de voluntariado, funções educativas, no Cine Clube do Barreiro, na Cooperativa Cultural e Popular Barreirense e no Grupo Desportivo e Recreativo da Quinta da Lomba.
Ainda no período da Ditadura, dá aulas de História Contemporânea, no Grupo Cultural de Desportivo da Sociedade Nacional de Cortiças.
Após o 25 de Abril, tenta realizar um sonho inspirado na obra de Bento Jesus Caraça.
Com Augusto Cabrita, o seu pai, a sua filha e muitos outros, forma um núcleo coordenador de uma universidade popular. O projeto não chega a vingar por falta de instalações.
Anos mais tarde, a Câmara Municipal decide fundar a Universidade da Terceira Idade do Barreiro ‐ UTIB ‐ no ano letivo 2002/2003. É convidado a dirigir este projeto pioneiro no País.
Ao longo dos anos, tem ministrado aulas de Sociologia do Quotidiano, uma disciplina onde é estimulada a reflexão da sociedade atual.
A doação de livros por parte do Professor José Esteves à Biblioteca da Universidade é um momento assinalável.
Hoje a UTIB tem cerca de 30 professores voluntários e centenas de alunos e é com eles que Artílio Batista partilha esta distinção.
Problemas de visão não o impedem de continuar a lecionar.
Em Novembro de 2012, o trabalho de Artílio Batista é reconhecido pela NAUS ‐ Núcleo de Academias e Universidades Seniores.
Orgulha‐se dos seus três filhos, cinco netos e de meio século de uma vida em comum com a sua mulher. Ela, o seu pai e o Professor José Esteves são três figuras marcantes na sua vida.
Por uma entrega apaixonada e voluntária ao ensino, a Câmara Municipal do Barreiro tem a honra de atribuir a Artílio Vasco Batista, o Galardão "Barreiro Reconhecido 2013", na área da Educação.

Jornal Rostos expressa sentido pesar a seus familiares e amigos.

Um texto publicado no Rostos de Artílio Vasco Batista. Um subsidio para a história da UTIB.

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?mostra=2&cronica=110517

06.05.2015 - 10:59

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.