personalidades

António Manuel Henriques Gomes natural de Almada
Novo Comandante da Escola Naval

António Manuel Henriques Gomes natural de Almada <br />
Novo Comandante da  Escola Naval Decorreu hoje, dia 29 de abril, a cerimónia de Entrega de Comando da Escola Naval, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Luís Macieira Fragoso. Cessou funções o Vice-Almirante Bastos Ribeiro que entregou o comando da Escola Naval ao Comodoro Henriques Gomes.

​A Escola Naval é um estabelecimento militar de ensino superior que tem por missão formar os alunos que a frequentam para o exercício das funções de oficiais da Armada, com vista ao seu ingresso nas classes de Marinha, Engenheiros Navais, Administração Naval, Fuzileiros e Médicos Navais.

É missão da Escola Naval ministrar aos cadetes o ensino profissional e académico, criar neles um verdadeiro espírito militar, através de um civismo elevado ao mais alto grau, alicerçado no culto da honra, do dever e do destemor, da lealdade e das tradições navais, desenvolver as suas qualidades intelectuais e físicas e estimular-lhes a vocação para o mar.

À Escola Naval compete ainda o enquadramento dos alunos em todos os aspetos relacionados com a sua integração na Marinha e a execução das ações conducentes à sua adequada preparação militar, moral, social, cultural e física, tendo em vista a correta formação dos alunos como militares, marinheiros e chefes.

COMODORO
ANTÓNIO MANUEL HENRIQUES GOMES

O Comodoro António Manuel Henriques Gomes nasceu em 15 de outubro de 1962, no concelho de Almada, e licenciou-se em Ciências Militares Navais, na Escola Naval, em 1985.
Especializado em eletrotecnia no ano de 1988, prestou serviço em várias unidades navais, desempenhando funções como chefe de serviço, chefe de departamento e imediato, terminando a sua atividade no mar, como comandante do NRP Afonso Cerqueira, em junho de 2003.
Em terra exerceu funções de formador e subdiretor, na Escola de Artilharia Naval, e de coordenador da direção técnica dos sistemas de armas e mísseis da Marinha, na Direção de Navios, situação em que assegurou a ligação nacional com o consórcio NATO Seasparrow Missile System. Exerceu ainda funções na divisão de Pessoal e Organização do Estado-Maior da Armada, primeiro como chefe de secção e posteriormente como chefe de Divisão, assegurou a representação das Forças Armadas em Espanha, como Adido de Defesa junto da embaixada de Portugal em Madrid, e foi Comandante da
Escola de Tecnologias Navais.
Em agosto de 2015 assumiu as funções de Diretor de Formação, tendo exercido o cargo até 28 de abril de 2016.
Ao longo da sua carreira naval, com mais de quinze mil horas de navegação, o COM Henriques Gomes, frequentou, para além dos cursos de carreira, diversos cursos técnicos nacionais e internacionais nas áreas dos sistemas de armas, tecnologias da formação e gestão, e tem na sua folha de serviço diversos louvores e condecorações.
O COM Henriques Gomes é casado com Ana Maria Arraia e tem dois filhos, David Nuno e Pedro André.

Fonte - Marinha

29.04.2016 - 19:18

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.