Conta Loios

personalidades

Barreiro – Faleceu Manuel Parente Trindade
O poeta que deu voz às flores

Barreiro – Faleceu Manuel Parente Trindade<br>
O poeta que deu voz às flores Faleceu Manuel Parente Trindade, natural da freguesia de Alegrete, concelho de Portalegre. Viveu em Ouguela, no concelho de Campo Maior, tendo vindo viver no ano de 1969 para o Lavradio, concelho do Barreiro.

Manuel Parente Trindade , nasceu a 29 de Agosto de 1936, desde os anos 60 adoptou o Lavradio como sua terra, um homem interveniente na vida da comunidade, integrou a redacção do jornal «Cachaporreiro», da SFAL e foi dirigente da colectividade.
Foi um apaixonado pela «Festa da Flores», de Campo Maior, evento ao qual dedicou muito da sua vida, com paixão, sendo conhecido como o poeta que dava voz ás flores.
Foi um dos grandes animadores dos Encontros de Poetas da SFAL/ Lavradio, os seus poemas integram a colectânea de poetas daquela que é a mais antiga colectividade do concelho do Barreiro.
Tem publicados diversos livros de poesia a sua obra «Fogueira das Paixões», integra a colecção de poesia da SFAL, editada com o apoio da Junta de Freguesia do Lavradio e Câmara Municipal do Barreiro.

Manuel Parente Trindade cultivava a amizade, o amor à poesia e tinha um prazer enorme de escreve letras para fados. Um cidadão integro, de grande pureza no coração.

O homem que começou como guardador de rebanhos, andou na lavra do arroz, na apanha da azeitona e na ceifa: Completou a 4º classe nos Cursos de Educação de Adultos. Cumpriu o Serviço militar na india. Um apaixonado pela leitura.
Após o serviço militar ingressou na Guarda Fiscal, onde concluiu o Curso de Sargentos.

Perdi hoje um amigo, um homem com quem partilhei muitos momentos que guardo da vida vivida, na entrega à comunidade, no amor à poesia, na paixão pela fazer cidade, em partilhas que se escrevem com a palavra amizade.

Até sempre Parente Trindade.

António Sousa Pereira
António Sousa Pereira

24.07.2020 - 21:45

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.