Conta Loios

personalidades

Barreiro – Faleceu Mestre José Carlos Castro
Uma voz marcante do cante alentejano

Barreiro – Faleceu Mestre José Carlos Castro<br />
Uma voz marcante do cante alentejano Faleceu José Carlos Castro, um alentejano, residente no Alto do Seixalinho, um homem que desde a primeira hora integrou o Grupo Coral Alentejano «Os Amigos do Barreiro».
Um apaixonado pela cultura alentejana uma voz que deu muito de si para manter vivo o cante alentejano como uma marca da vida associativa do concelho do Barreiro.

José Carlos Castro trouxe consigo do Alentejo essa cultura que une todos numa voz que se escreve solidariedade.
Começou a sua actividade de cante no Grupo Coral Ceifeiros de Cuba, a sua terra natal, e, aqui no Barreiro, era uma voz que marcava o rigor do cante nas vivências dos ensaios á organização das deslocações do grupo, membro do grupo e seu dirigente, que vivia com voluntariado e entrega a vida associativa.
Foi ao longo de anos o rosto do Grupo Coral Alentejano "Os Amigos do Barreiro".
Como refere um amigo seu no facebook – “o Cante Alentejano fica mais pobre” e o Mestre José Carlos castro “será sempre lembrado”.

Tive o prazer de o conhecer e com ele dialogar muitas vezes, quer no movimento associativo, quer na vida social barreirense. O Castro era um homem simples, muito calmo na forma de conversar, de uma grande ternura e pureza nas relações humanas.

Aqui fica esta recordação, um até sempre e um grande obrigado pelo que deu ao Barreiro e ao cante alentejano.

S.P.

19.11.2020 - 21:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.