Conta Loios

personalidades

Faleceu - Eduardo Manuel Espírito Santo
Cidadão «Barreiro Reconhecido» e antigo Presidente da Junta de Freguesia do Barreiro

Faleceu - Eduardo Manuel Espírito Santo<br />
Cidadão «Barreiro Reconhecido» e antigo Presidente da Junta de Freguesia do Barreiro Eduardo Manuel Espírito Santo, exerceu a presidência da Junta de Freguesia do Barreiro, entre 1998 e 2002, e, depois até 2005 as funções de Presidente da Assembleia de Freguesia.

Foi membro dos corpos gerentes da SIRB “Os Penicheiros” de 1992 a 2008, e Presidente da Direção de 1994 a 2004.

BARREIRO RECONHECIDO 2013
GALARDÃO BARREIRO RECONHECIDO – ÁREA DO ASSOCIATIVISTMO
Eduardo Manuel Espírito Santo

Eduardo Manuel Espírito Santo nasce no Barreiro a 26 de maio de 1942. Telegrafista de profissão, encontra na história da família as suas raízes associativas. É admitido como sócio da SIRB ‐ Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, em 1968. Tem 26 anos.
Vivem‐se tempos de resistência e luta no seio das coletividades. Politicamente enquadradas, as pessoas lutam pela democracia e a SIRB, tal como tantas outras coletividades, desempenha um forte papel de resistência à ditadura, contribuindo, em simultâneo, para a formação individual dos cidadãos.

Eduardo Espírito Santo é um associativista convicto. De forma desinteressada e voluntária procura dar um novo impulso ao associativismo. Promove a reflexão com outras instituições, no sentido de somar contributos para melhoria da qualidade de
vida dos associados e da comunidade.
É membro dos corpos gerentes dos “Penicheiros” de 1992 a 2008, e Presidente da Direção de 1994 a 2004, anos em que desenvolve, com dinâmica, atividades de promoção na área da cultura, do recreio e do desporto.

“Está em todas” dizem os amigos, mas de forma firme e discreta. Sem dar nas vistas. Sem querer aparecer. Sempre para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
É um homem de coletivo, que ajuda a formar quadros jovens que mais tarde desenvolvem trabalho profícuo em instituições de carácter associativo e no Poder Local Democrático.

Espírito Santo abraça funções de autarca e exerce a presidência da Junta de Freguesia do Barreiro, entre 1998 e 2002. Até 2005, assume as funções de Presidente da Assembleia de Freguesia.
Homem de consensos, ultrapassa as dificuldades com espírito de grupo. De partilha. De entreajuda. Marca e ficou marcado por uma prática voluntária e abnegada.
Pela entrega diária, ao longo da sua vida, ao associativismo barreirense, a Câmara Municipal atribuiu, no ano 2013, a Eduardo Manuel Espírito Santo o Galardão Barreiro Reconhecido na área do Associativismo.

O Jornal Rostos« expressa sentido pesar aos eus familiares a amigos

19.02.2021 - 17:34

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.