personalidades
Fernando Fitas jornalista residente no Seixal
Vence 2ª edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado

O anúncio efectuado na manhã de dia 20 de Fevereiro, data do 85º aniversário do nascimento do patrono do certame, teve lugar no decurso de uma conferência de imprensa promovida para o efeito, nos paços do concelho daquela cidade, na qual foi anunciada a decisão do júri, constiuído por treze personalidades ligadas à literatura, na sua maioria professores universitários.
Entre mais de 1200 obras inéditas, oriundas de 30 países, designadamente Brasill, Espanha, Portugal, Argentina México, Colombia, Cuba, Peru, Venezuela, Chile Costa Rica e Moçambique, a escolha recaíu na obra “Elegia dos Pássaros”, enviada por Fernando Fitas, sob o pseudónimo Odisseias, na qual o poeta alentejano colige um conjunto de memórias que marcaram a sua vivência entre os amigos e familiares, não surpreendo, assim, que o aludido trabalho seja dedicado à memória seu irmão.
Para o presidente do Júri, Alfredo Pérez Alencar, trata-se de uma uma obra poética de grande beleza, composta por um vasto conjunto de metáforas que desde o primeiro momento cativaram a esmagadora maioria dos jurados”.
De acordo com o jurado, “Elegia dos Pássaros´ é, se quisermos, um único e longo poema, um rio, uma construção poética muito bem realizada, pelo que teve a pontuação máxima", adiantou o poeta espanho-americano.
Segundo o regulamento do aludido prémio, as obras vencedoras, (em Português e Castelhano) serão editadas em versão bilingue, no decurso do corrente ano pelas entidades promotoras do referido prémio, o que deverá ocorrer no final do Verão.
24.02.2021 - 21:32
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.