Conta Loios

personalidades

Barreiro - Faleceu José João Engrossa
«Barreiro Reconhecido 2016» na área do Associativismo, Intervenção Social e Multiculturalidade

Barreiro - Faleceu José João Engrossa<br>
«Barreiro Reconhecido 2016» na área do Associativismo, Intervenção Social e Multiculturalidade Faleceu José João Engrossa, natural de Beja, onde nasceu a 15 de Abril de 1940, 81 anos, um homem activo na cidade do Barreiro, terra que adoptou como sua e serviu, sendo distinguido com o galardão Barreiro Reconhecido 2016 na área ASSOCIATIVISMO, INTERVENÇÃO SOCIAL E MULTICULTURALIDADE.

Foi Vereador da Câmara Municipal do Barreiro, na área dos Assuntos Sociais, eleito pelo Partido Social Democrata.

José João Água-Doce Engrossa nasceu em Beja, numa família de oito irmãos. Cedo aprende a dividir o pouco que havia para todos e a trabalhar na criação de animais e na lavoura. Em Beja, conclui a 4ª classe, só voltando a estudar novamente com 28 anos.
Em Moçambique cumpre o serviço militar e exerce a profissão de Guarda Fiscal, transitando, posteriormente, para os serviços aduaneiros, onde permanece até 1975.

No regresso a Portugal, fixa residência no Barreiro. Apesar de não ter sido amor à primeira vista, adaptou-se e hoje não tem dúvidas que é a sua terra preferida.
Trabalha na Direção-Geral das Alfândegas e, já depois de reformado, licencia-se em Direito, tendo exercido advocacia.

É no Barreiro que inicia, o seu trabalho na área social, na Santa Casa da Misericórdia, em regime de voluntariado.
O gosto e a vontade de intervir nesta área é transmitido pela esposa, a pintora Emília Engrossa, que já exercia funções na Misericórdia do Barreiro.

Durante cerca de 14 meses, é Vereador dos Assuntos Sociais na Câmara Municipal do Barreiro, eleito pelo PSD - Partido Social Democrata. Um cargo que o marca e onde deixa marcas, no trabalho com a terceira idade, na habitação social e na ligação com os trabalhadores. Na altura, sugere a criação de uma universidade sénior no Concelho, projeto que viria mais tarde a ser concretizado pelo seu sucessor.

Foi Vice-Provedor da Irmandade da Santa Casa, tendo a seu cargo o Serviço de Voluntariado da Instituição, e representou a instituição na Comissão de Festas do Barreiro e no Conselho Local de Ação Social do Barreiro.

O jornal «Rostos» expressa sentido pesar aos seus familiares e amigos, ao PSD e Santa Casa da Misericórdia do Barreiro.

27.04.2021 - 10:56

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.