Conta Loios

personalidades

SEIXAL - ANA CRISTINA VIDEIRA do CCRAM
DISTINGUIDA PELA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLETIVIDADES, CULTURA, RECREIO E DESPORTO.

SEIXAL - ANA CRISTINA VIDEIRA do CCRAM<br />
DISTINGUIDA PELA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLETIVIDADES, CULTURA, RECREIO E DESPORTO. Após candidatura enviada pelo CCRAM à CONFEDERAÇÃO DAS COLETIVIDADES para Galardões e Distinções, a entregar no Dia Nacional das Coletividades 2021, ANA CRISTINA VIDEIRA colaboradora do CCRAM, ligada ao associativismo e aos diversos projetos em que está envolvida de nível nacional e Internacional, foi DISTINGUIDA, no passado dia 29 Maio no evento realizado no auditório dos serviços centrais do Município do Seixal pela CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLETIVIDADES, CULTURA, RECREIO E DESPORTO.

Ana Cristina Videira

Ana Cristina Sobreiro Videira, nasceu em Lisboa, em 1965, onde viveu até à idade adulta.
Desde a adolescência que possui o gosto pela escrita de poemas, tendo sido alguns publicados na revista Crónica Feminina. Há quase três décadas que mora e trabalha em Corroios. É mãe de dois filhos e quando a mais velha começou a ler e a ter o gosto de cantar, pediu para lhe escrever uma canção - "A menina gotinha de água" - que se tornou na sua primeira composição de letra para canção infantil.

Foi mentora do grupo musical JOTAS e autora de todos os seus temas originais. Ao longo deste período participou em Festivais da Canção de nível nacional, obtendo vários prémios de Melhor Letra.

Em 2007 editou o seu primeiro livro "Laços" da Corpus Editora e foi nesse mesmo ano, que se uniu ao Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM), onde colaborou desde então, muito ativamente, na organização dos eventos culturais: várias edições Moinho Fashion, reavivou o Festival da Canção Moinho D´Ouro, colabora desde a primeira edição do Encontro Intercultural Saberes e
Sabores, entre muitos outros.

Em 2008 foi desafiada pelo CCRAM, a criar um grupo musical infantil - Grupo de Arte-Musical AS CORES - do qual foi autora de todos os temas e participaram em muitos espetáculos de animação na freguesia de Corroios e concelho do Seixal.

Em 2013, o CCRAM apostou na edição de livro com CD «Laços de En(cantar) « sob a temática "Educar para os Valores". Este livro contou com a colaboração de escolas locais e da região da ilha da Madeira, em que os alunos fizeram as várias ilustrações da obra, e inclusive, da capa.

Em parceria com a Casa do Povo de Corroios, Ana Cristina Videira, lançou mais um livro de canções, intitulado "Papagaio de Papel" pela editora Temas Originais. Tem participado em várias Antologias Poéticas, as mais recentes, editadas pelo Mensageiro da Poesia e pela Chiado Editora.
Ana Cristina Videira dinamizou o terceiro palco do recinto das Festas de Corroios, batizando-o como "Palco Liberdade".

Em 2012, nasce o projeto Talentos sem Fronteiras logo após Ana Cristina Videira ter participado no Festival Internacional da Rússia "Little Stars" com uma aluna da classe de música, tendo sido a primeira representação de Portugal além-fronteiras.
A classe Talentos sem Fronteiras nasceu em 2013 no CCRAM, em parceria com a filha Joana Videira, e foi criada para representar o Seixal em festivais da canção internacionais e nacionais. Esta classe tem vindo a crescer exponencialmente, não só ao nível de qualidade, mas também no número de elementos e convites para apresentações. Os alunos, as autoras e professoras, já estiveram presentes na Rússia, Roménia, Malta, Tenerife, Polónia, Bulgária, Macedónia, República Checa, Lituânia, Itália, Finlândia, Turquia, Eslovénia, França, entre outros, obtendo sempre lugares de pódio, de mérito e convites oficiais.

Estas representações internacionais abriram portas à Ana Cristina Videira para receber o convite e se tornar membro de júri internacional, pela organização mundial World Association of Performing Arts - WAPA.
Em 2015, a Câmara Municipal do Seixal homenagou com medalha de prata, a Ana Cristina Videira, com o Prémio de Mérito Cultural por todo o trabalho que desenvolve com o associativismo, mas também com as crianças e a arte-musical.
A Ana Cristina Videira é também autora de vários hinos, dos quais se destacam:

Hino do Festival da Canção "Moinho D´Ouro", Hino dedicado à ONG Filhos do Coração "Eu, Tu, Nós", Hino da Seixalíada e o Hino da Vila de Corroios.

Para o CCRAM, a Ana Cristina Videira reúne várias características que a tornam peça fundamental na vida e atividades do clube.
Está na linha da frente em todos os eventos culturais que organizamos, e que têm ganho uma maior dimensão e consistência, sob o seu comando. Foi Vice-Presidente Cultural durante dois mandatos e, apesar de já não o ser, continua a ter uma forte ligação e colaboração em todas as nossas atividades, uma vez que é coordenadora das modalidades culturais e seus eventos.

Mantém a sua atividade enquanto coordenadora e técnica de arte-musical da classe de iniciação e da classe principal do projeto Talentos sem Fronteiras.
Tem tido um destaque cada vez mais significativo nas participações enquanto membro de júri dos festivais da canção internacionais, que recentemente, se têm realizado via online e onde representa sempre o nosso Clube e concelho.

É uma impulsionadora de novas ideias, aposta na inovação dos projetos, gosta de estabelecer parcerias, as suas ações ilustram muito dos poemas que escreve. Com ela, acreditamos que é possível, sim, mudar o mundo! E mesmo que esta mudança seja lenta, sabemos que com pessoas como a Ana Cristina Videira, que andam para a frente, que sabem agir, que não desistem, que
vestem a camisola, que aprendem mas que também sabem ouvir, que tentam fazer sempre mais e melhor e que permitem que outros voem consigo, sabemos que se nos juntarmos a ela, conseguimos ultrapassar qualquer coisa, e o que vier a seguir, será sempre melhor do que o que já foi.

O Associativismo só tem a ganhar com pessoas como a Ana Cristina Videira, e nós, Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, temos a sorte desta Mulher ter cruzado, em 2007, o seu caminho com o nosso. Têm sido 14 anos maravilhosos!

14.06.2021 - 18:52

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.