Conta Loios

personalidades

Barreiro - Morreu Fernando Sobral
Jornalista, Escritor, Rosto do Ano 2017

Barreiro - Morreu Fernando Sobral<br>
Jornalista, Escritor, Rosto do Ano 2017  Segundo divulgou o Jornal Económico, ontem, morreu Fernando Sobral, natural do Barreiro, jornalista e escritor, que no ano 2017 recebeu a distinção Rosto do Ano 2017, na área escritor.
O jornal Rostos expressa sentido pesar aos seus amigos e familiares, nós, também perdemos um amigo, e, o Barreiro perdeu um cidadão que amava a sua terra.
“No Barreiro aprendi muito do que transparece nos meus livros, mesmo quando eles são passados noutras latitudes”, afirmou Fernando Sobral, numa entrevista ao jornal Rostos.

Conheci o Fernando Sobral nos tempos que fui responsável pela área de Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal do Barreiro, onde exerceu funções como colaborador através de trabalhos que escrevia para os CIM - Cadernos de Informação Municipal, em formato de revista. Lembras-te Paulo Santiago? Lembras-te Anabela Conceição? Tempos idos. Memórias.
Cruzei-me com ele na Rádio Sul e Sueste, onde tive um programa ais sábados a «Carreira7.».
Depois partilhamos diversos momentos, pontos de encontro, em conversas sobre os seus livros, nomeadamente em manhãs de domingo na SFAL.

No ano 2017, recebeu a distinção Rosto do Ano 2017, na área escritor. Foi com muita satisfação que marcou presença na sessão que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Tinha estima pelo jornal «Rostos. Era um amigo.
Trocamos conversas diversas sobre o Barreiro e quando escrevi o comentário ao seu romance «A grande Dama do Chá». Telefonou-me a agradecer as minhas palavras, com simplicidade e uma profunda amizade.

Pontualmente trocávamos opiniões, ideias sobre o Barreiro e sobre a vida nacional. Quando precisava alguma informação sobre o Barreiro telefonava e ficávamos em conversa.
Eu era um leitor atento das suas crónicas, incisivas, puras e limpas, e, ultimamente, até pedi na livraria no Lavradio, que não vendia o Jornal Económico, para que o mesmo fosse solicitado e, assim, pudesse obter a edição semanalmente. O que aconteceu e comentei com ele no facebook. Tornei-me um fã da sua «Sociedade Recreativa».

Ontem pela manhã, mais uma vez, delicie-me na sua leitura, e, até, estive para fotografar e comentar a nota que ele publicou sobre o »Pim,Pam,Pum», que eu lia, em criança, na sede do Lusitano Futebol Clube, na minha terra natal. Estive mesmo para lhe telefonar, para falar sobre esse assunto e comentar a sua nota sobre Setúbal. A «Sociedade Recreativa» encerrou as portas. Perdemos uma companhia de irreverência, saber e liberdade.

Tínhamos conversado, há tempos atrás, para que no próximo mês de junho, ele participar numa conversa sobre Alfredo da Silva, na Galeria do Forum Barreiro, no âmbito dos 20 anos do jornal Rostos. Ele aceitou, mas, disse-me que tudo dependia da evolução da sua saúde. Não sabia que a situação era tão frágil, e, hoje à noite, deparei-me com esta triste noticia.

Fernando Sobral sei que amavas o Barreiro. Sei que vivias com intensidade o jornalismo. Portugal ficou mais pobre.
Obrigado pela tua amizade.
Até sempre!

António Sousa Pereira

Aqui fica a nota que editamos quando Fernando Sobral foi distinguido como ROSTO DO ANO 2017 - na área Escritor

Rostos do Ano 2017
«Escritor»
Fernando Sobral

“No Barreiro aprendi muito do que transparece nos meus livros, mesmo quando eles são passados noutras latitudes”, sublinha Fernando Sobral, jornalista escritor.
Fernando Sobral nasceu em 1960, depois de frequentar a Faculdade de Direito, optou pelo mundo da escrita.
Hoje, tem mais de uma dezena de livros publicados, entre romances e obras de carácter histórico, económico e político. Entre outras das suas obras, estão “Alfredo da Silva” ou “A CUF e o Barreiro”. No “Jornal de Negócios”, manteve durante vários anos, a coluna de opinião política “O Pulo do Gato.
É Jornalista desde os anos 80 escreveu para publicações de referência. Foi, ainda, um dos fundadores da “Rádio Sul e Sueste”.
Marcou presença na televisão, antes e depois do nascimento das estações privadas, colaborando em programas musicais e dedicados à literatura.
Fernando Sobral, afirma que, no Barreiro aprendeu a ser curioso, curiosidade essa que tenta fazer transparecer no que escreve.
Hoje e aqui, o abraço a Fernando Sobral, atribuindo-lhe merecidamente a distinção Rosto do Ano 2017, na área Escritor.

14.05.2022 - 02:47

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.