personalidades
Morreu o prestigiado médico Eurico Garrido
Cidadão «Barreiro Reconhecido» na área do Trabalho
. Um homem que serviu o Barreiro

Eurico Garrido teve um papel de referência na instalação do Hospital de Nª Srª do Rosário, no Barreiro, foi Director daquela unidade hospitalar entre os anos de 1985 e 2003.
Eurico Garrido, nasceu em Vila Nova de Gaia no ano de 1940, tendo concluído a Licenciatura em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1964, passou como interno de Neurocirurgia no Centro Hospitalar de Coimbra e entre os anos de 1966 e 1968 como médico do Quadro Comum do Ultramar, em Moçambique.
Foi Galardoado com o Título de Cirurgião pela Ordem dos Médicos em 1970.
Entre 1985 e 1987, director do Hospital Distrital do Barreiro, tendo coordenado a transferência dos serviços para o Hospital Novo, continuando a exercer a função de Director Clínico do Hospital de Nossa Senhora do Rosário até 2003, ano em que cessa funções por aposentação.
No ano 2007 recebeu a distinção de Profissional do Ano atribuído pelo Rotary Club do Barreiro. Na sessão que recebeu reconhecimento Eurico Garrido recorreu às suas memórias para recordar quando em 1964 abrimos o serviço de urgência do Hospital do Barreiro, nas antigas instalações onde agora funciona a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro – “começámos a trazer para o Barreiro a medicina que se fazia no mundo”.
São muitos profissionais da área da saúde que afirmam se o Barreiro continua a ter um dos bons hospitais do país – “isso em grande parte o devemos ao Eurico Garrido”.
Eurico Garrido foi um homem que sempre cultivou a amizade, homem humilde de grande coração, deu muito do seu saber e de si ao Barreiro, um profissional que sempre defendeu que um hospital – “se não estiver inserido na sua comunidade, e se a comunidade também não trabalhar com ele, não se desenvolve”.
Tive o prazer de com ele conversar quando fui Director do Jornal do Barreiro, tive o prazer de com ele partilhar momentos de convivio, aos seus amigos, familiares e filhos, aqui fica os meus profundos sentimentos.
Obrigado Eurico Garrido. Até sempre!
António Sousa Pereira
Nota - Seu corpo será velado a partir de amanhã, dia 14 de Junho, pelas 15 horas, na Capela da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque da Nações, em Lisboa, realizando-se o funeral no dia 15 de Junho, sendo a cremação realizada pelas 13:00 horas, no Crematório dos Olivais, em Lisboa.
13.06.2022 - 18:18
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.