personalidades

Câmara Municipal decreta Dia de Luto Municipal
Lamenta falecimento de António Pires de Matos antigo vereador da autarquia

Câmara Municipal decreta Dia de Luto Municipal <br />
Lamenta falecimento de António Pires de Matos antigo vereador da autarquia A Câmara Municipal do Seixal lamenta o falecimento de António Pires de Matos, antigo vereador da autarquia, a quem sempre se reconheceu um profundo sentido do dever, da cidadania e do respeito pelo próximo. A autarquia decreta assim um dia de luto municipal, que se cumprirá na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, e apresenta as mais sentidas condolências a toda a sua família e amigos.

António Pires de Matos nasceu em 1946 no concelho do Crato, tendo vindo para o Seixal em 1964. Foi serralheiro e fresador na Fábrica Militar de Braço de Prata entre 1964 e 1965, ano em que foi trabalhar para o estaleiro naval H. Parry & Son. Consciente da importância do movimento associativo num país então reprimido pela ditadura, esteve na origem do então Clube Infantil das Paivas, que mais tarde foi Clube Vitória das Paivas e, em 1975, passou a Centro Cultural e Desportivo das Paivas. Sempre ligado a esta coletividade, da qual era sócio n.º 1, foi presidente da direção e presidente da mesa da assembleia.

Desenvolveu ainda uma intensa atividade de carácter cívico, tendo sido membro da Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Seixal entre 1974 e 1976. Com as primeiras eleições autárquicas, em dezembro de 1976, foi eleito para a câmara municipal. Foi vereador durante dois mandatos.

Foi sócio fundador da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho do Seixal, hoje Bombeiros Mistos, tendo sido presidente da direção e também comandante desta corporação. Foi um dos pilares essenciais do trabalho desenvolvido para a construção do quartel-sede, bem como dos destacamentos de Miratejo e dos Foros de Amora. Enquanto comandante da corporação, cumpriu um relevante papel na organização da Proteção Civil Municipal e de diversos planos de emergência. Ao longo dos anos, impulsionou iniciativas, promoveu a formação, colaborou ativamente em diferentes projetos e deu um valioso contributo para a dinamização da cooperação regional.

A sua intensa atividade ao longo de várias décadas demonstra de forma clara o seu espírito de solidariedade pessoal e institucional e o seu sentido de cumprimento do serviço público. Foi também distinguido pela Autarquia na Sessão Solene comemorativa do 176.º Aniversário do Concelho do Seixal, que se assinalou em 2012, com a atrbiuição da Medalha de Honra, com a qual se distinguem individualidades ou entidades coletivas, cuja ação cívica se tenha salientado por relevantes e meritórios serviços ao desenvolvimento, conhecimento e divulgação dos valores materiais e espirituais do município, do país ou da humanidade, assim como ao bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

03.06.2023 - 20:39

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.