personalidades
Uma rua do concelho do Barreiro vai receber o nome
José Batata, musicólogo, escreveu páginas da história da música no concelho
_609545181_184606341.jpg)
José Batata, morreu 11 de Janeiro de 2019, recebeu a distinção «Rosto do Ano 2019 – na área de Memória».
José Batata, homem com uma vasta cultura e formação musical, viveu a música com paixão e muitos sonhos.
Se um dia se escrever uma história sobre a música no concelho do Barreiro, nela existirão, sem dúvida, páginas escritas e inscritas pela sua acção criadora, desde o projecto Outubro - Mês da Música, um desafio para colocar o Barreiro, no plano musical, na rota de eventos de dimensão cosmopolita, na AML.
Foi o impulsionador, nos bastidores, da criação das Bolsas de Estudo Fernando Lopes Graça, que permitiram a diversos jovens ter condições de aprendizagem e conquistarem os seus sonhos de formação musical.
Foi impulsionador da Escola de Jazz do Barreiro, seu nome está ligado à formação da Camerata Musical do Barreiro, à Big Band da Escola de Jazz ou à Banda Municipal do Barreiro. Implementou o Projecto de Animação e Dinamização da Actividade Musical para o Concelho do Barreiro, em 1987.
Musicógrafo com diversas participações em projectos na RDP e na RTP, professor de Educação Musical, colaborador na edição de várias obras musicais quer para a Oficina Musical do Porto, ou no “Cancioneiro Popular Português” de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça editado pelo Círculo de Leitores.
José Batata, foi casado com Anabela Carreira, presidente da direcção do Clube de Fotógrafos do Barreiro. Exerceu as funções de deputado da Assembleia Municipal do Barreiro, eleito pela CDU.
28.05.2024 - 00:48
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.