personalidades

Cardeal D. Américo Aguiar , Bispo de Setúbal
Chamado pelo Papa para o Sínodo dos Bispos

Cardeal D. Américo Aguiar , Bispo de Setúbal<br />
Chamado pelo Papa para o Sínodo dos Bispos O bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, foi convocado pelo Papa Francisco para participar na segunda sessão do Sínodo dos Bispos que irá decorrer em Roma no próximo mês de outubro.

A lista de participantes foi divulgada hoje pela Secretaria Geral do Sínodo, e inclui o nome do Cardeal português, que participará na condição de membro de nomeação pontifícia, ou seja, convocado diretamente pelo Papa Francisco. “Acolhi com muita alegria, como peregrino de esperança, este convite tão carinhoso e tão generoso da parte do nosso querido Papa Francisco para a minha participação” no Sínodo, referiu o bispo de Setúbal, que adiantou que, em outubro, “estaremos mais presencialmente em Roma, e em comunhão com todos aqueles que se pronunciaram em todas as fases do Sínodo”.

Os trabalhos da Assembleia iniciam oficialmente a 2 de outubro com uma Missa na Basílica de S. Pedro, mas antes existirá, à semelhança do ano passado, um retiro para todos os participantes na Aula Paulo VI nos dias 30 de setembro e 1 de outubro. O retiro concluir-se-á com uma celebração penitencial presidida pelo Papa Francisco na Basílica de S. Pedro.
D. Américo Aguiar refere que a segunda sessão do Sínodo é “a hora certa, o momento certo para que todas as colaborações, todas as reflexões, todas as partilhas que foram feitas agora, para esta última sessão, vão-se materializar naquilo que serão as propostas finais a fazer ao Santo Padre”. “Não há-de ser por falta de recolha, nem de eco daquilo que são os gritos de cada um, de cada geografia, de cada sensibilidade. Agora, como dizia o Papa Francisco, o sínodo não é um parlamento, não é uma assembleia parlamentar em que ganha a maioria e porventura se desrespeita a minoria. Cada um vai falar, cada um vai ouvir e o Espírito Santo vai providenciar”, garante o cardeal, que aproveitou a ocasião para agradecer todo o trabalho desenvolvido pela equipa diocesana sinodal em Setúbal.
Durante 24 dias, os membros do Sínodo estarão reunidos na Aula Paulo VI para refletir e trabalhar no Instrumentum Laboris, documento produzido para orientar os trabalhos, e que parte não apenas das conclusões da primeira sessão, como ainda dos contributos que essa primeira sessão inspirou nas dioceses de todo o mundo.

No dia 11 de outubro, no dia em que abriu o Concílio Vaticano II, há 62 anos, vai decorrer uma Vigília Ecuménica, presidida pelo Papa, preparada por uma equipa composta por elementos da Secretaria Geral do Sínodo, do Dicastério para a Unidade dos Cristãos, “com os irmãos da comunidade de Taizé”, disse o cardeal Mario Grech na conferência de imprensa de apresentação dos trabalhos, algo semelhante ao já sucedido na primeira sessão, no ano passado.

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos convidou também as comunidades locais a organizar “orações análogas, em ligação com o evento que se celebrará no Vaticano”, no dia 11 de outubro.
A segunda sessão dos trabalhos da Assembleia Geral do Sínodo prevê ainda a realização de quatro fóruns teológico-pastorais, dois no dia 9 de outubro, sobre o tema “O Povo de Deus, sujeito da missão” e “O papel da autoridade do bispo numa Igreja sinodal”, e outros dois no dia 16 de outubro, sobre “A mútua relação Igreja local-Igreja universal” e “O exercício do Primado e o Sínodo dos Bispos”.
Podem participar nos quatro fóruns teológico-pastorais os membros da Assembleia do Sínodo, os jornalistas acreditados e “pessoas interessadas”, sendo necessário inscrever-se, também para a participação online.
No calendário dos trabalhos da segunda sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos está prevista uma segunda jornada de “retiro espiritual”, no dia 21 de outubro, “para implorar ao Senhor os seus dons” tendo em vista “o discernimento” para elaborar o Documento final, afirmou o cardeal Grech na conferência de imprensa de apresentação dos trabalhos.

Fonte - Diocese de Setúbal

17.09.2024 - 01:36

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.