personalidades
Medalha da Cidade na classe Paz e Liberdade
André Martins entrega distinção ao bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar

“Esta medalha é uma homenagem da cidade e de todos os setubalenses e azeitonenses. Uma homenagem que representa também uma prova de confiança no novo bispo que aqui chegou no dia 26 de outubro de 2023”, afirmou André Martins.
A atribuição da Medalha da Cidade na Classe Paz e Liberdade ao cardeal D. Américo Aguiar foi aprovada, por unanimidade, em reunião pública de câmara em 14 de agosto de 2024, mas não foi possível entregar a distinção honorífica na sessão solene realizada no feriado municipal, 15 de setembro, devido à agenda já ocupada nesse dia do bispo de Setúbal.
A cerimónia desta tarde “cumpre o compromisso assumido com grande honra” pelo executivo municipal de homenagear o prelado e de manifestar confiança no desempenho das funções que iniciou há cerca de um ano.
“Falo de confiança porque das palavras que já nos disse e das ações que já praticou nesta nossa comunidade resulta esse sentimento. É também uma manifestação de confiança de que estará à altura de D. Manuel Martins, o bispo fundador desta diocese, e dos que se lhe seguiram”, indicou o presidente do município.
D. Américo Aguiar agradeceu “a gentileza, a simpatia e a confiança dos autarcas sadinos” e garantiu que honrará sempre a “grande nobreza e responsabilidade da distinção” que lhe foi entregue hoje.
O bispo de Setúbal deixou o apelo à união de esforços entre as diversas instituições do território e à necessidade de cada uma cumprir a função que lhe é atribuída em prol da defesa dos interesses das populações.
“Não quero ser presidente de câmara, nem quero que o senhor presidente de câmara queira ser bispo. Mas respeitamo-nos, cada um com a sua missão, porque estamos a trabalhar todos para o mesmo que é o bem comum dos setubalenses e azeitonenses. Se rumarmos para o mesmo lado o futuro será cada vez melhor.”
Américo Aguiar, 51 anos, natural de Leça do Balio, foi nomeado bispo de Setúbal a 21 de setembro de 2023 e tomou posse a 26 de outubro.
Fonte - CMS
08.02.2025 - 01:29
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.