personalidades

O nome Kira - artista plástico - vai ser atribuído a uma rua do concelho
Agora fica a faltar a atribuição do Galardão «Barreiro Reconhecido»

O nome Kira - artista plástico - vai ser atribuído a uma rua do concelho<br>
Agora fica a faltar a atribuição do Galardão «Barreiro Reconhecido»<br>
Segundo informação, credível, que apurámos na reunião da Comissão Municipal de Toponímia realizada ontem, entre as propostas aprovadas de atribuição de nomes a ruas no concelho do Barreiro, o nome do artista plástico Kira, será um dos nomes que vai passar a constar na toponímia do concelho. Sabemos que a proposta será submetida à votação no próximo dia 16 de abril, na reunião da Câmara Municipal do Barreiro.

Recordamos que o jornal Rostos promoveu um abaixo-assinado, simbólico, para que fosse atribuído ao cidadão e artista plástico KIRA, o Galardão Barreiro Reconhecido, assim como, o seu nome inscrito na toponímia barreirense. O nome de rua vai avançar, agora falta a atribuição da merecida distinção "Barreiro Reconhecido".

A Tertúlia de "Os Leças" e diversos homens e mulheres do Barreiro, num total de 50, subscreveram a abertura do referido abaixo-assinado, publicado nas páginas do jornal Rostos.
Divulgamos o texto integral do Abaixo assinado:

Kira
O homem – O artista - O Cidadão
Um nome indissociável da cultura barreirense

Kira, é o pseudónimo de António J. Pereira Gama, nasceu em Avis, no Alentejo, no ano de 1945. Ele, como muitos vindos de muitos lados, e, especialmente das planícies alentejanas escolheu o Barreiro como cidade para viver, criar, sonhar e ser cidadão de corpo inteiro.
Kira inscreveu seu nome no mundo das artes, marcou presença em dezenas de exposições, salões de arte, individuais e colectivos.

A sua imensa obra está espalhada por diversos cantos de Portugal e do mundo, do Brasil à China, tem trabalhos em França, Itália, Polónia, Moldávia, Estados Unidos da América, Canadá e Suíça, em imensas coleções particulares e institucionais. A sua obra integra a coleção do Banco Comercial Português, o Museu da Guerra Colonial, em Vila Nova de Famalicão, no Museu Pradense, no Brasil, ou no Instituto de Macau.
Kira, está representado no Museu de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores, no Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António, no Museu F. Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, ou nas coleções de Câmaras Municipais, nomeadamente, Almada, Amadora e Barreiro.

A sua carreira foi marcada por momentos de criatividade que ficaram inscritos na memória de muitos que admiram a sua obra, por exemplo, a exposição “Kira expõe para comer”, realizada na Galeria Codilivro, em Lisboa.

Kira, tem seu nome inscrito na obra “Portuguese 20th Century Artist”, de Michel Tannock, na obra “Pintores e Escultores Portugueses”, de Fernando Pamplona, e, no III volume “Artistas Plásticos de Portugal”, ou na obra “A literatura para a infância”, de Alice Vieira.
Kira editou livros de poesia - pensamentos, sobre a vida, o amor, amizade, ser feliz, com a beleza das suas ilustrações.

Kira é um embaixador cultural de Portugal e do concelho do Barreiro. Um cidadão que colocou o Barreiro, com beleza, força, ternura, na sua obra. Inspirou-se nas musas do Tejo. Inspirou-se na luminosidade do sol de Alburrica. Inspirou-se na vida camarra, nos homens do rio, nas gentes das fábricas, e, viveu a palavra Liberdade, aqui sentida nos dias de resistência, no seu amor ao futuro, e no amor que sempre colocou nos seus trabalhos.
Kira é um ícone do Barreiro. Kira é um nome indissociável da cultura barreirense.

Por tudo isto, por ser justo e merecido, pela sua obra, pela sua cidadania, pelo seu amor ao Barreiro, os cidadãos abaixo-assinados, sugerem à Câmara Municipal do Barreiro, que em próxima atribuição do Galardão «Barreiro Reconhecido», esta distinção seja atribuída ao artista plástico – António Pereira Gama – Kira.

Mais, sugerem, que seu nome seja inscrito na toponímia do concelho do Barreiro.

29 de Julho de 2024

Os primeiros 50 subscritores da Petição Pública.

1. António Sousa Pereira

2. Carlos Alberto Correia

3. Francisco Naia

4. Sérgio Saraiva

5. José Pinotes Batista

6. Carlos Bicas

7. Cláudia Bizarro

8. Paulina Barbosa

9. Jorge Morais

10. Nuno Ferreira

11. Helena Sardinha Pereira

12. Luis Tavares Bravo

13. Mário Durval

14. João Pereira Silva

15. Nuno Banza

16. Fátima Lourenço

17. Francisco Alves

18. António Sidónio Pinheiro

19. Susana Mourato Alves -Jesus

20. Carlos Duarte

21. Jaime Gonçalves

22. Octávio Rodrigues

23. Rui Manuel Marques

24. Fernando Motta

25. Maria de Lourdes Sales

26. Isabel Seruca

27. Isabel Tavares

28. Dino Soares

29. Rui Carvalho

30. Camarro

31. Paula Duarte

32. Rita Sales Pereira

33. Adelaide Coelho

34. Rute Pio Lopes

35. José Luis Marcelo

36. Luis Filipe Martins Lopes

37. Francisca Sereno

38. Marta Sousa Pereira

39. Marcelo Pereira Costa

40. Rui Miguel Neves

41. Alfredo Gonçalves

42. António Tapadinhas

43. Ana Maria Lucas

44. Joaquim Nogueira

45. Alexandre Miguel Marcelo

46. Célia André

47. Filipe Alpalhão

48. Alexandre Nuno Teixeira

49. José Júlio Harris

50. José Carlos Fonseca


Para além destes 50 nomes iniciais, outros assinaram a a petição:
Clique aqui - https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT121788

Estamos todos de parabéns. O Kira agradece e o concelho do Barreiro presta justiça a um homem que muito contribuiu para a cultura ao nível local e nacional. Obrigado!
A atribuição do nome da rua será concretizada no âmbito das cerimónias do 25 de abril, pela informação que registámos.

António Sousa Pereira

10.04.2025 - 00:20

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.