personalidades

BARREIRO - «Planeta Basket» homenagem a José Francisco Costa
Um nome indissociável da história do Basquetebol barreirense e nacional

BARREIRO - «Planeta Basket» homenagem a José Francisco Costa<br>
Um nome indissociável da história do Basquetebol barreirense e nacional O site «Planeta Basket» vai prestar homenagem a uma das maiores figuras do basquetebol português: o Professor José Francisco Costa. Natural de Silves, muito novo veio viver para o Barreiro, onde teve um papel determinante no desenvolvimento do basquetebol de formação e destacou-se como treinador na grupo Desportivo da CUF e no Luso Futebol Clube. Dedicou-se à ginástica no Futebol Clube Barreirense. Foi membro da Comissão Organizadora dos Jogos Juvenis do Barreiro do Barreiro.

BIOGRAFIA do Professor José Francisco Costa

O Professor José Francisco Costa foi uma personalidade admirável. Teve uma vida longa e cheia e preencheu as vidas das muitas pessoas que conheceu: amigos, alunos, colegas professores,
companheiros treinadores, árbitros, dirigentes desportivos e muitos outros. Por isso muitos o recordam com admiração e carinho e isso é visível nos múltiplos testemunhos que aqui deixamos e que não esgotam todas as facetas da sua vida pessoal e profissional. O professor Francisco Costa foi uma pessoa culta.
Sempre gostou de fomentar os valores do convívio e da amizade. Foi um democrata e um progressista. Foi um Homem que sempre pugnou pela promoção do desporto e do basquetebol em particular e que o fez coletivamente. Foi um homem modesto e probo, que não gostava de aparecer na ribalta. Foi uma pessoa de um trato refinado e extremamente agradável. Profissionalmente, sempre foi rigoroso, estudioso, preocupado com a qualidade do ensino e do treino ministrado aos seus alunos e atletas. Os testemunhos dão conta dessas elevadas qualidades.

O Professor Francisco tinha uma visão cultural e humana do desporto. Via-o na sua pluralidade. Daí que se preocupasse sempre em estabelecer contactos produtivos com todos aqueles que podiam contribuir para os saltos qualitativos necessários: atletas, treinadores, árbitros, dirigentes e outros agentes envolvidos.
Preocupou-se, por onde passou, na sua formação, envolvendo-se em ações dirigidas a todos esses atores. Integrou-se em grupos de trabalho ocupados com o desenvolvimento do basquetebol.
De seguida vamos deixar algumas notas biográficas usando como base um texto do diário digital “Rostos.pt”, com elementos que decorrem de respostas a perguntas feitas ao Professor. Este diário digital, aliás, por várias vezes publicou textos sobre ou com opiniões do Professor e que no final deixamos como referências.

Natural de Silves, mas vindo muito novo para o Barreiro, teve um papel determinante no desenvolvimento do basquetebol de formação e destacou-se como treinador tendo deixado a sua marca em clubes como CUF, Luso do Barreiro, Ovarense, FC Porto e CDUP. Trabalhou com equipas masculinas e femininas.
Duas das suas referências pessoais maiores foram os professores de Educação Física José Esteves e Mário Lemos, ambos treinadores de basquetebol com obra reconhecida no basquetebol e não só. Muito apreciou também o professor Serradas Duarte pelas suas excecionais qualidades pedagógicas.
O Professor Francisco Costa foi uma personalidade notável como professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto onde inspirou diversas gerações de profissionais da Educação Física e do desporto.

Foi no Barreiro que cresceu e onde fez a sua formação escolar e social. Aí passou toda a adolescência e parte da idade adulta. Considera-se um barreirense. É aí a “sua terra”.
Foi praticante de basquetebol no Luso Futebol Clube e no Centro Desportivo e Universitário de Lisboa. As posições no campo, no seu tempo, tinham outros nomes. Mas hoje poder-se-ia considerar um “base”, o organizador do jogo da equipa. Simultaneamente, dedicou-se à ginástica, no Futebol Clube Barreirense.>
Terminada a carreira de atleta, dedicou-se à de técnico desportivo. Foi treinador de basquetebol no Luso Futebol Clube – onde iniciou a carreira –, no final dos anos 50. No Luso passou pelos vários escalões de formação até aos seniores.

Ingressou no Grupo Desportivo da CUF – o Grupo Desportivo Fabril, onde permaneceu durante toda a década de 60. Nesta altura, ainda foi preparador físico de futebol do clube.

O seu nome está indelevelmente associado aos Jogos Juvenis do Barreiro e ao programa “Iniciação Desportiva”, do Grupo Desportivo da CUF.
Foi um dos três criadores dos famosos Jogos Juvenis do Barreiro, a par de Augusto Valegas e Manuel Roque Saúde. “A ideia surgiu de uma conversa informal”, explicou. Trabalhou no primeiro ano de lançamento da iniciativa, mas a vida não permitiu dar continuidade à sua colaboração. Partiria para o Porto.
A animação dos Jogos Juvenis do Barreiro “foi qualquer coisa que nem nós, inicialmente, pensávamos pudesse vir a ter”, reconhece. O sucesso da organização foi total, desde o início. Era um tempo em que não havia televisões, enfim, um certo número de coisas que despertassem o interesse da juventude”. “E a prática desportiva era muito apelativa, sobretudo no Barreiro”. Mas “foi bastante trabalhoso o lançamento”, admite.

Pelo programa “Iniciação Desportiva”, que promoveu durante dez anos, passaram milhares de crianças. As atividades lá desenvolvidas iam desde as práticas desportivas de campo até ao xadrez. Em cada ano havia uma média de 150 a 200 crianças. Era, na sua opinião, uma atividade social extraordinariamente importante. A “Iniciação Desportiva” era frequentada por crianças oriundas de sectores sociais mais desfavorecidos.

Quando rumou ao Norte, prosseguiu a sua carreira de treinador de basquetebol. Orientou as equipas seniores do Centro Desportivo e Universitário do Porto, do Futebol Clube do Porto e da Associação Desportiva Ovarense. Encerrou a carreira de técnico regressando ao CDUP.
Foi, ainda, Selecionador Regional das Associações de Basquetebol de Setúbal e do Porto.
E títulos? “Naquele tempo a gente nem ligava. Eram participações modestas”.
Gratificante considera os louvores que recebeu ao longo da vida como reconhecimento da carreira: “As pessoas foram simpáticas para comigo na minha vida”. É Sócio de Mérito das Associações de Basquetebol de Setúbal e do Porto. Recebeu um Louvor da Federação Portuguesa de Basquetebol, da Associação de Basquetebol do Porto e da Comissão de Árbitros do Porto. Recebeu, ainda, uma Menção Honrosa da Comissão de Árbitros de Setúbal. E foi galardoado com o Prémio “Prestígio e Consagração” na 3.ª Gala da Federação Portuguesa de Basquetebol, em 1996.

No Barreiro, participou, em 1963, como preletor na primeira de muitas ações de formação e cursos de treinadores de basquetebol em que estaria envolvido.
Ainda nos anos 60, iniciou a carreira de Professor de Educação Física, no Externato D. Manuel de Mello. Durante a década de 60 viria a passar pelo Colégio Barreirense e pela Escola Preparatória Álvaro Velho.
Foi docente na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, da Universidade do Porto. Lecionou várias disciplinas de áreas ligadas ao Basquetebol, Treino Desportivo, Desporto Escolar e Avaliação.
Pessoalmente, o que mais o marcou foram as relações sociais e humanas que manteve toda a sua vida, por todos os lados por onde passou.
As relações entre os diversos agentes desportivos, ao longo de todos tempos, constituem um núcleo de filiações muito forte na sua vida. Estes valores cultivou-os ao longo da vida, formando jovens personalidades com uma visão pedagógica.
Pelo seu elevado valor profissional, técnico, social, pedagógico e académico, a Câmara Municipal do Barreiro teve a honra de atribuir a José Francisco Costa o Galardão “Barreiro Reconhecido”, na área do Desporto.
Com o nome do Professor José Francisco Costa, foi também criado o Prémio Treinador do Ano, da Associação de Basquetebol do Porto.
Deixa muitas saudades, o Professor José Francisco Costa. Além das saudades e não menos importante, fica o seu exemplo de vida.

Durante os próximos dias apresentaremos testemunhos de companheiros treinadores, amigos, jogadores, alunos, dirigentes e árbitros a quem muito agradecemos.
O Planeta Basket está grato de uma forma especial ao decano dos treinadores de basquetebol portugueses, Mário Barros, que se empenhou de uma forma muito especial nesta homenagem ao Professor José Francisco Costa.

Consultar
https://www.planetabasket.pt/

23.05.2026 - 16:45

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2026 Todos os direitos reservados.