Conta Loios

personalidades

Barreiro - António Ricardo Barbado evocado em reunião da CMB
Aprovado por unanimidade «Voto de Pesar»

Barreiro - António Ricardo Barbado evocado em reunião da CMB<br>
Aprovado por unanimidade «Voto de Pesar» Na Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal do Barreiro, realizada a 31 de julho, nas instalações do Grupo Recreativo da Quinta da Lomba, foi aprovado um «Votos de Pesar» pelo falecimento de António Ricardo Barbado.

"Lutou e manteve a sua dignidade como homem livre e seguro das suas convicções, tendo tido uma intervenção ativa no associativismo em diversas coletividades do Barreiro" - é sublinhado.

Voto de Pesar - António Ricardo Barbado

Faleceu António Ricardo Barbado, homenageado com o Galardão Barreiro Reconhecido na Área da Resistência Antifascista, em 1996.
António Ricardo Barbado nasceu a 11 de setembro de 1926 em Santiago do Escoural, Montemor-o-Novo. Com seis anos acompanha a colocação do pai ferroviário no Barreiro e vem para a nossa cidade. Desde criança, foi tomando consciência do regime opressivo que sufocava o País, perceção essa muito influenciada pelo meio operário em vivia.
Na vida adulta, a luta pela Liberdade e pela Democracia na época do fascismo conduziu-o à prisão. A 25 de abril de 1962 é detido nas instalações do Banco de Angola, onde trabalhava, e integra o grupo de 87 arguidos acusados da tentativa de assalto ao Quartel de Beja.
Preso sem julgamento fica em Caxias até 29 de junho de 1964. Quando finalmente consegue sair, confronta-se com as consequências exteriores da sua prisão, como a recusa do pedido de reintegração no posto de trabalho.
Lutou e manteve a sua dignidade como homem livre e seguro das suas convicções, tendo tido uma intervenção ativa no associativismo em diversas coletividades do Barreiro.
Pela sua luta em diversos sentidos por um País melhor e pela dedicação e força como homem resistente da nossa cidade, a Câmara Municipal do Barreiro atribuiu, em 1996, a António Barbado o Galardão Barreiro Reconhecido na Área da Resistência Antifascista.
A Câmara Municipal do Barreiro lamenta profundamente o falecimento de António Ricardo Barbado e expressa o sentido de pesar à sua família.

Fonte - CMB

3.8.2013 - 12:26

Imprimir   imprimir

PUB.

PUB.





Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design. Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.