as escolas

Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro
Nos Erasmus+, todos somos um

Escola Secundária de Casquilhos  - Barreiro<br />
Nos Erasmus+, todos somos um Mais do que um intercâmbio, é um ponto de encontro rumo à multiculturalidade. Refletimos não só sobre a forma como a verdadeira imagem das coisas pode ser alterada virtualmente, mas como podemos melhorar a nossa visão perante os problemas apresentados.

Educação para os Media: De Consumidores Passivos a Empreendedores – Foi este o tema à volta do qual decorreu o fantástico intercâmbio de aprendizagem realizado em Milão, de 9 a 13 de março, em que nós, seis alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Casquilhos, participamos, em conjunto com colegas e parceiros eslovacos, espanhóis, gregos e italianos. O Erasmus+ é um programa de intercâmbio através do qual podemos diversificar os nossos interesses, colocando-nos perante diferentes experiências, que contribuem para que conheçamos o mundo realmente. Se o objetivo era fazer amigos, descobrir novos países e experimentar novos métodos de ensino, então encontrámos a nossa casa!
Assim, o programa Erasmus+ mostra-nos como nós, alunos, fazemos realmente parte do processo de ensino-aprendizagem. Aprendemos a ensinar e ensinamos a aprender.

Durante este período de tempo na Escola IIS Bertarelli-Ferraris, muitas foram as áreas tecnológicas, relacionadas com os Media, em que vimos o nosso conhecimento melhorado, mas a verdadeira experiência acaba por ser sempre a “piscina de culturas” em que mergulhamos. É-nos dada a oportunidade de:

• Conhecer escolas e países que participam no programa;

• Aprofundar as temáticas abordadas;

• Fazer amizades para a vida com todos os participantes.

Mais do que um intercâmbio, é um ponto de encontro rumo à multiculturalidade. Refletimos não só sobre a forma como a verdadeira imagem das coisas pode ser alterada virtualmente, mas como podemos melhorar a nossa visão perante os problemas apresentados. Este intercâmbio traz a todos os que nele participam muito mais do que aquilo que poderíamos supor. Estabelece uma simbiose entre aprender e conhecer locais novos. Coloca-nos perante a possibilidade de usufruir de novos sabores, novos idiomas, novas cores. Somos levados a pensar global, a pensar local, a despertar, a sonhar. Como parte da União Europeia, todos enfrentamos muitas escolhas, e muitos problemas, e todos temos diferentes pontos de vista, mas aqui, neste espaço de encontro e partilha, todas as opiniões realmente contam. Existe beleza na simplicidade e existe beleza em aprender de formas diferentes.

No Erasmus+, todos somos um.
Daniela Silva, 12.ºA
João Macedo, 12.ºA
Mihail Vasilache, 12.ºA
Henrique Costa, 12.º B
Joana Frade, 12.ºB
Joana Matos, 12.ºB

Nota - Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

22.03.2015 - 15:46

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.