Conta Loios

as escolas

Escola Secundária dos Casquilhos - Barreiro
Atenas, o lugar maravilhoso onde passamos seis inesquecíveis dias da nossa vida!

Escola Secundária dos Casquilhos  - Barreiro<br />
Atenas, o lugar maravilhoso onde passamos seis inesquecíveis dias da nossa vida!<br />
. "Media Education: From Passive Consumers to Active Creators".

O projeto Erasmus+ “Media Education: From Passive Consumers to Active Creators” reuniu, de 28 de fevereiro a 4 de março, vários professores e alunos de três países europeus, Eslováquia, Grécia e Portugal.

Foi, sem dúvida, uma experiência única que fez com que criássemos memórias que vamos guardar sempre connosco e que gostaríamos de repetir futuramente

Escola Secundária de Casquilhos
Programa Erasmus+
Coordenadora: Cristina Ramalho
Media Education: From Passive Consumers to Active Creators

Atenas, o lugar maravilhoso onde passamos seis inesquecíveis dias da nossa vida!

O projeto Erasmus+ “Media Education: From Passive Consumers to Active Creators” reuniu, de 28 de fevereiro a 4 de março, vários professores e alunos de três países europeus, Eslováquia, Grécia e Portugal.
Desenvolver competências no âmbito da literacia mediática é o objetivo principal deste projeto que, durante seis dias, nos proporcionou experiências únicas; 11th Lyceum Peristeriou é o nome da escola onde fomos muitíssimo bem recebidos por todos os professores e alunos, com quem criámos laços que, com certeza, perdurarão.

Para além de todos os lugares magníficos que visitámos (a Acrópole e o respetivo museu, Plaka, um antigo bairro do centro histórico de Atenas, a Praça Sintagma, o Teatro de Epidauro e Náfplio, uma cidade pitoresca situada na península do Peloponeso, entre outros), foi possível aprofundarmos os nossos conhecimentos e as nossas competências no âmbito dos media. Participámos num workshop sobre reportagem e em sessões de formação sobre publicidade, os QR Codes e a plataforma Kahoot. Em equipas constituídas por elementos dos três países parceiros, tivemos de criar um produto final que refletisse as aprendizagens realizadas, nomeadamente simular uma reportagem, elaborar uma brochura publicitária sobre variados temas relacionados com o país anfitrião, bem como criar QR Codes e jogos educativos. Assim, desenvolvemos igualmente as nossas capacidades de comunicação e de trabalho em grupo e, o mais importante para nós, fizemos grandes amizades com todos os participantes. Digamos que fomos colocados um pouco fora da nossa zona de conforto, pois estávamos num país diferente, com pessoas de diferentes nacionalidades, apenas uma linguagem em comum e o resultado foi bastante positivo. Superámos as nossas dificuldades e tornámo-nos pessoas novas, pessoas melhores. Este projeto abriu-nos horizontes, deu-nos a possibilidade de aprender de forma diferente, contactando e interagindo, sobretudo permitiu-nos criar amizades além-fronteiras que durarão para a vida.

Foi, sem dúvida, uma experiência única que fez com que criássemos memórias que vamos guardar sempre connosco e que gostaríamos de repetir futuramente. Queremos ainda deixar aqui um grande obrigado à nossa professora Cristina Ramalho, por nos ter proporcionado esta oportunidade, à professora Maria Cristina Silva, que nos acompanhou, e a todos os que tornaram possível esta experiência, bem como agradecer todo o carinho que nos fizeram sentir todos os alunos que participaram neste projeto.

Esta viagem ficará para sempre guardada nos nossos corações e será sempre recordada com saudade.
Dinis Leite, 11ºA
João Matos, 11ºA
Laura Gonçalves, 11ºE
João Crisanto, 12ºA
Alexandre Esteves, 12ºC
Ana Gonçalves, 12ºC
Iara Serrinha, 12ºC

16.03.2016 - 02:06

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.