Conta Loios

as escolas

Moita - Dar mais sentido à essência do ensino profissional
ETPM assina Manifesto Escolas 4.0

Moita - Dar mais sentido à essência do ensino profissional<br />
ETPM assina Manifesto Escolas 4.0. “Necessitamos de uma nova ambição para o Ensino Profissional.”

A Escola Técnica Profissional da Moita assina o manifesto Escolas 4.0, resultado de um ano de reflexão conjunta com o objetivo de dar mais sentido à essência do ensino profissional. A este manifesto juntaram-se a Escola Profissional Raúl Dória, a Escola Profissional Amar Terra Verde (Vila Verde), Escola Profissional de Rio Maior e a Escola Profissional de Ourém.

Durante o ano letivo 2016/2017, a ETPM desencadeou um conjunto de relações mais próximas com outras Escolas Profissionais, desenvolvendo, de forma gradual mas sistémica e com intencionalidade, momentos que envolvem as comunidades educativas em torno de uma nova escola!

Assim, e depois deste primeiro ano de reflexão conjunta, chegou-se, a um MANIFESTO desta rede de Escolas a que denominamos as Escolas 4.0. Manifesto assinado pelos representantes das instituições, através do qual assumem um compromisso coletivo! A rede conta ainda com a participação e colaboração da investigadora do Centro de Estudos Sociais e Humanos da Universidade Católica Portuguesa, Professora Luísa Orvalho.

“Necessitamos de uma nova ambição para o Ensino Profissional.”

Alguns dos desígnios de uma nova Escola, que estamos a edificar, passam por uma Escola que faz aprender onde o aluno constrói o seu projeto de vida, por uma Escola como centro de investigação e desenvolvimento na ação e onde as competências digitais são transversais. Desígnios constituintes dos pilares de uma Escola 4.0, entre os quais estão as Escolas com intencionalidade que se organizam não só para ter resultados mas sobretudo para criar impactos.

06.12.2017 - 15:37

Imprimir   imprimir

PUB.

PUB.





Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design. Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.