Conta Loios

as escolas

Barreiro - Três alunas do Colégio Minerva representam Portugal
Forum europeu ´«A tua Europa, a tua voz» faz 10 anos: Vota pelo teu futuro!´

Barreiro - Três alunas do Colégio Minerva representam Portugal<br />
Forum europeu ´«A tua Europa, a tua voz» faz 10 anos: Vota pelo teu futuro!´O Comité Económico e Social Europeu lançou em 2010 a iniciativa «A tua Europa, a tua voz» com o objetivo de conhecer a forma como os mais jovens perspetivam o seu futuro e o futuro da sociedade. Todos os anos são convidados 99 estudantes do Ensino Secundário para discutir um tópico de interesse europeu e deixar, num documento único, as suas propostas à Europa.

Este ano, nos dias 21 e 22 de Março, sob o tema “«A tua Europa, a tua voz» faz 10 anos: Vota pelo teu futuro!”, três alunas do Colégio Minerva, do Barreiro, vão representar Portugal, no Forum Europeu.

O Comité Económico e Social Europeu é a voz da sociedade civil na União Europeia. Este organismo lançou em 2010 a iniciativa «A tua Europa, a tua voz» com o objetivo de conhecer a forma como os mais jovens perspetivam o seu futuro e o futuro da sociedade. Assim, todos os anos são convidados 99 estudantes do Ensino Secundário para discutir um tópico de interesse europeu e deixar, num documento único, as suas propostas à Europa.

Este evento anual reúne, no coração da União Europeia, alunos e professores de todos os Estados-Membros e países candidatos. Sendo 2019 um ano de eleições para o Parlamento Europeu, sobre elas recairá o tema central do debate a decorrer este ano, que incidirá em questões como: o funcionamento da democracia moderna e como a reforçar; a abstenção nas camadas jovens; a intervenção política da sociedade civil. Procurar-se-á, também, que os estudantes reflitam sobre as mudanças em curso na União Europeia e as oportunidades e riscos que as mesmas acarretam.

Sob o tema “«A tua Europa, a tua voz» faz 10 anos: Vota pelo teu futuro!”, nos dias 21 e 22 de março, três alunas do Colégio Minerva representarão Portugal, com as suas ideias e sugestões, neste importante fórum europeu. Acreditamos na importância deste tipo de iniciativas e no valor imenso que estes projetos poderão ter na formação pessoal e social dos nossos jovens, bem como na promoção dos valores Humanistas da Europa, sustentáculos de uma sociedade futura.

Na próxima 2.ª feira, dia 11 de fevereiro, pelas 14h30m, no Colégio Minerva, dcorre a Sessão de Apresentação do Evento com a presença de um representante do Comité Económico e Social Europeu, o Dr. Gonçalo Lobo Xavier, que contextualizará esta iniciativa e apresentará aos alunos o trabalho do comité.
Estarão também presentes o Dr. Frederico Rosa, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro e, a Dra Alice Cunha, representante do programa pedagógico “As Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu”.

07.02.2019 - 18:27

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.