Conta Loios

as escolas

No Agrupamento de Escolas de Santo André - Barreiro
Festival Monstrinha 2019
. De 20 a 29 de março

No Agrupamento de Escolas de Santo André - Barreiro<br />
Festival Monstrinha 2019 <br />
. De 20 a 29 de marçoOs filmes que compõem a MONSTRINHA apresentam assuntos e temáticas importantes para o crescimento e para o desenvolvimento de crianças e jovens.

As questões do conhecimento, da amizade, da tolerância, mas também da diferença e do respeito pelo outro estão presentes nas obras que escolhemos, apresentadas com uma grande diversidade estética e técnica.

No ano passado estabelecemos parceria com o Festival Monstra (Lisboa) e tivemos a possibilidade de durante 6 dias realizar 23 sessões nos nossos auditórios para mais de 2 mil e duzentas crianças e jovens a partir dos 3 anos. Estes tiveram a oportunidade de ver filmes inéditos e o melhor que se faz na área do cinema de animação no mundo inteiro e que esteve presente na 18ª edição do Festival.

Durante essa semana envolvemos a comunidade escolar na organização e receção dos participantes e para o sucesso da iniciativa contámos com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro.
Este ano, ao associarmo-nos também ao Plano Nacional de Cinema, pretendemos fazer com que a magia do cinema de animação volte a encher os nossos auditórios entre os dias 20 e 29 de março com crianças e jovens das escolas da região e esperamos contribuir não só para formar público cinéfilo mas principalmente, ampliar conhecimentos, competências e sensibilidades, formar cidadãos atentos, críticos, criativos e ativos no mundo em permanente mudança.

As escolas/turmas interessadas em assistir devem entrar em contacto com o nosso Agrupamento através do seguinte email: festivalmonstrinha@aesa.edu.pt - indicar os anos de escolaridade, dia/hora pretendido, quantidade de crianças/alunos.

Sobre a essência do Festival Monstrinha ficam aqui as palavras da organização:
«MONSTRINHA 2019, a aventura do pensar!

As práticas da aventura, da amizade, do rir, do conhecer, do saber… são essenciais ao crescimento e à criação de seres mais pensantes, interventivos e dinâmicos.
Esta é uma praxis que vamos desenvolvendo com MONSTRINHA nas escolas, centros culturais, auditórios e cinemas, com o apoio incansável de professores pais e pedagogos.

Sentimos hoje, muito mais que há 19 anos, quando fizemos a primeira MONSTRINHA, que há uma crescente aceitação do cinema de animação como uma arte muito importante, não apenas como momento lúdico, mas fundamental para a integração de conhecimentos, pedagogias, saberes e saber pensar.

A crescente adesão de escolas, centros, auditórios, municípios, festivais e cinemas ao projeto MONSTRINHA, não apenas em Lisboa, mas no país e no mundo, é prova disso. Se duvidas houvesse, a participação de mais de 20 mil crianças em 2018, só na grande Lisboa durante os 10 dias do festival, e de quase outras tantas ao longo do ano em Portugal e no mundo, são o garante de que este é um momento fundamental do calendário pedagógico infantojuvenil da cidade e do país.

Os filmes que compõem a MONSTRINHA apresentam assuntos e temáticas importantes para o crescimento e para o desenvolvimento de crianças e jovens. As questões do conhecimento, da amizade, da tolerância, mas também da diferença e do respeito pelo outro estão presentes nas obras que escolhemos, apresentadas com uma grande diversidade estética e técnica.

Filmes que vão criar momentos de discussão e partilha entre os jovens, mas também entre estes e os seus pedagogos.
Por isso, participar na MONSTRINHA é um momento importante no calendário escolar e queremos que assim continue e cresça.

Inscreve a tua escola, e divulga junto dos teus amigos, e dos amigos dos teus amigos. Muitos somos melhores.
BOA MONSTRINHA!

Fernando Galrito
. Diretor Artístico da MONSTRINHA»

08.02.2019 - 00:48

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.