Conta Loios

as escolas

Barreiro - Escola Secundária de Casquilhos na Roménia
Projeto Erasmus «LOAD – Life of a Digi»

Barreiro - Escola Secundária de Casquilhos na Roménia<br />
Projeto Erasmus «LOAD – Life of a Digi»<br />
Este projeto, que integra seis países Europeus, Croácia, Espanha, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia, visa promover o uso adequado e responsável da tecnologia, assim como contribuir para a formação de cidadãos digitais capazes de assumir a sua condição humana no mundo virtual, e de primar as suas ações para com os demais utilizadores por princípios de ética e respeito.

No mês passado, quatro alunas do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, acompanhadas por duas professoras, rumaram a Sibiu, na Roménia, para participarem no primeiro intercâmbio de alunos do Projeto Erasmus+ “LOAD – Life of a Digi”, que se realizou de 18 a 22 de fevereiro. Este projeto, que integra seis países Europeus, Croácia, Espanha, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia, visa promover o uso adequado e responsável da tecnologia, assim como contribuir para a formação de cidadãos digitais capazes de assumir a sua condição humana no mundo virtual, e de primar as suas ações para com os demais utilizadores por princípios de ética e respeito. Neste sentido, o projeto prevê o desenvolvimento de atividades diversificadas no âmbito dos nove elementos da cidadania digital, Etiqueta Digital, Comunicação Digital, Literacia Digital, Acesso Digital, Comércio Digital, Lei Digital, Direitos e Responsabilidade Digital, Saúde e Bem-Estar Digital e Segurança Digital.

O presente intercâmbio iniciou-se com uma breve cerimónia de boas vindas e com as tradicionais atividades de quebra-gelo, seguidas de uma receção na Câmara Municipal de Sibiu, cujo representante salientou a importância de projetos desta natureza na formação de cidadãos participativos, reflexivos, críticos e intervenientes, com um maior potencial para enfrentarem os desafios de um mundo global em constante transformação, defenderem os valores democráticos e contribuírem para uma sociedade mais justa, solidária e tolerante.

Durante o intercâmbio, os quarenta jovens envolvidos apresentaram o seu país, a sua cidade e a sua escola, participaram em várias oficinas de formação relacionadas com o tópico do projeto e criaram diferentes produtos em formato digital, que serão publicados no website e no TwinSpace do projeto. Foram, ainda, dinamizadas algumas atividades destinadas a dar a conhecer a história, as tradições, os costumes e as lendas do país anfitrião, destacando-se a visita ao Castelo de Bran, comumente conhecido como o Castelo do Drácula, um sonho tornado realidade para muitos dos jovens que participaram neste encontro. Por outro lado, para os professores, um dos pontos altos deste intercâmbio foi indubitavelmente o encontro com a Primeira-dama da Roménia, Carmen Iohannis, que, apesar do estatuto e dos compromissos oficiais que o cargo acarreta, continua a lecionar Inglês na escola anfitriã, Colegiul National Gheorghe Lazăr, definitivamente um modelo a seguir.

Por último, salienta-se a excelente organização da escola romena. O sucesso deste intercâmbio, que será, certamente, recordado com saudade por todos os participantes, deve-se ao enorme empenho de toda a comunidade educativa, direção, professores, alunos, funcionários, pais e encarregados de educação. Aos últimos os nossos sinceros agradecimentos pela forma calorosa como acolheram os alunos das escolas parceiras, proporcionando-lhes um contacto in loco com a sua cultura.

A equipa Erasmus+

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

13.03.2019 - 00:27

Imprimir   imprimir

PUB.

PUB.





Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design. Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.