Conta Loios

as escolas

Barreiro – Agrupamento de Escolas de Casquilhos
Acolhe professores e alunos de vários países europeus.
Projeto Erasmus+ «The Great European Pastimes Challenge«

Barreiro – Agrupamento de Escolas de Casquilhos<br />
Acolhe professores e alunos de vários países europeus.<br />
Projeto Erasmus+ «The Great European Pastimes Challenge«Durante quatro dias, de 26 a 29 de março, delegações de seis países estiveram em Portugal (Barreiro) no âmbito do Projeto Erasmus+ “The Great European Pastimes Challenge”. Bulgária, Eslováquia, Espanha, Portugal, Reino Unido e Roménia fizeram-se representar para desenvolverem atividades no âmbito do referido projeto.

O presente não se pode dissociar do passado. A tradição deve permanecer viva através da memória e da sua (re)criação! O Agrupamento de Escolas de Casquilhos integra um projeto internacional que, através de passatempos, procura isso mesmo. Fomos o país anfitrião durante quatro dias. Desenvolvemos atividades várias ligadas à tradição e à cultura portuguesas. O acolhimento de todos os participantes fez-se na Escola Secundária de Casquilhos onde se apresentou a cidade do Barreiro, o Agrupamento e a música tradicional de cada país participante. No caso português o Fado, património imaterial da humanidade, foi cantado por um aluno de nono ano, Miguel Dias.
Workshops de azulejaria, de jogos tradicionais e de música, este último dinamizado pelo grupo Tocá Rufar, foram desenvolvidos com e para todos na Escola Básica da Quinta Nova da Telha. Também a embaixadora eTwinning, Ana Paula Pina, dinamizou um workshop sobre Stop Motion.
A tradição também só pode ser vivida se tornarmos os espaços da História vivos. Foi com este intuito que se percorreram ruas e ruelas da Vila de Sintra, que se visitou o Palácio da Pena, que se calcorreou a Baixa Lisboeta, que se entrou no mundo do Lisboa Story Centre, que se admiraram todos os monumentos de Belém que procuram imortalizar a época áurea da História de Portugal, os Descobrimentos Portugueses.
Esta é apenas parte da tradição e da História de um país, que faz parte de um continente. Em breve continuar-se-á na senda da descoberta de novos desafios que permitirão unir a Europa, nomeadamente a dos países participantes em torno de um mesmo objetivo: mostrar aquilo que temos em comum através da diversidade!

A equipa Erasmus+

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

05.04.2019 - 00:07

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.