Conta Loios

as escolas

Barreiro - Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita
Participou na 17ª Edição do Prémio Internacional Marco & Alberto Ippolito na Roménia

Barreiro - Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita<br />
Participou na 17ª Edição do Prémio Internacional Marco & Alberto Ippolito na Roménia <br />
Durante o encontro foi ainda apresentada a obra da autoria da Presidente da Fundação “Marco & Alberto Ippolito”, Natina Cristiano, intitulada Un futuro di ritorno e debatida a condição humana social e civil do nosso tempo.

Uma delegação de professores e alunos do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita participou na 17ª Edição do Prémio Internacional Marco & Alberto Ippolito que se realizou em Constança (Roménia) entre os dias 10 e 14 de abril de 2019. A delegação portuguesa foi composta por 5 alunos do 11.º B e pelas docentes Mariana Alves, Diretora do Agrupamento, Fernanda Cristóvâo, em representação da Liga dos Amigos da ESAC e Ana Bento que coordenou os trabalhos dos alunos ao longo do ano.

Subordinado ao tema Palavras por dizer, os alunos escreveram poesias, tiraram fotografias e elaboraram uma pesquisa sociológica.
No encontro participaram alunos e professores de nove escolas europeias que aproveitaram o encontro para confraternizar e partilhar saberes e experiências.

A maioria das sessões do encontro decorreram no Collégio Nazionale “Mircea cel Bãtrân”. Aqui alunos e professores, das diferentes delegações europeias, puderam assistir a aulas de Física, História, Alemão e Informática; participaram em atividades desportivas e nas inúmeras sessões e debates promovidos.
Foi neste espaço que decorreu também a Sessão de Geminação da Liga dos Amigos da Escola Secundária Augusto Cabrita, representada pela Diretora do Agrupamento e pela Presidente da Liga, com a Asociatia Parintilor Din CNMB da Roménia.

Durante o encontro promoveram-se ainda vários debates e sessões de partilha entre alunos, professores e galardoados do prémio, nas áreas da Ciência, Arte, Cultura, Economia, Educação e Amizade.
Os alunos e professores portugueses integraram e coordenaram algumas sessões de trabalho e tiveram a oportunidade de partilhar experiências e trocar ideias e opiniões com os seus congéneres europeus.

Visitamos o centro histório da cidade de Constança, a zona balnear de Mamaia e o Campus de Cumpaña onde fomos recebidos pela Presidente da Câmara Municipal de Constança. Aqui participamos numa conferência sobre a importância da Instrução e Formação no contexto da Cidadania Europeia e assistimos a uma mostra de folclore Romeno.
Durante o encontro foi ainda apresentada a obra da autoria da Presidente da Fundação “Marco & Alberto Ippolito”, Natina Cristiano, intitulada Un futuro di ritorno e debatida a condição humana social e civil do nosso tempo.

O encontro terminou com o sarau e a sessão de entrega dos Prémios “Personalidade de Excelência”no dia 13 de abri. Nesta cerimónia foi atribuído à Liga dos Amigos da ESAC o prémio Internacional da Amizade. Esta associação foi distinguida pelo trabalho meritório que desempenha na área da solidariedade social.

O balanço do encontro foi, por isso, muito positivo. De referir que os alunos receberam quatro menções honrosas pelos seus trabalhos nas áreas da poesia, fotografia e pesquisa sociológica.
No jantar de despedida esbateram-se as fronteiras e alunos, professores e galardoados dançaram todos ao som da mesma música.

Ana Bento

19.04.2019 - 14:57

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.