Conta Loios

as escolas

Barreiro - Escola Secundária de Casquilhos na Lituânia
Erasmus+ - Projeto DE.CO.DE

Barreiro - Escola Secundária de Casquilhos na Lituânia<br />
Erasmus+ - Projeto DE.CO.DEDurante o intercâmbio, revelou-se extremamente enriquecedora a partilha de experiências pedagógicas no âmbito da literacia digital, relacionadas com os nove elementos da segurança digital, que resultou na consolidação de competências.

Esta inesquecível semana na Lituânia encerrou-se com workshops que visaram a criação de um blog sobre o intercâmbio, que continuará a ser periodicamente atualizado durante o período de vigência do projeto

Entre os dias oito e doze de abril, a Escola Secundária de Casquilhos teve a oportunidade de «viajar» até à cidade de Širvintos na Lituânia, através de cinco alunos e duas professoras, no âmbito do Projeto DE.CO.DE (“Developing Competences, Developing Europe”), que se iniciou este ano letivo e terá a duração de dois anos. Este projeto resulta da parceria de trabalho entre escolas de cinco países europeus - Grécia, Itália, Letónia, Lituânia e Portugal e tem como base o desenvolvimento das oito competências fundamentais da educação.
O período de intercâmbio presencial na Lituânia revelou-se uma experiência ímpar, não só pelo enriquecimento no âmbito das competências específicas do projeto, mas também no domínio da solidificação de relações interpessoais, pela forma carinhosa e hospitaleira com que os alunos estrangeiros foram imediatamente acolhidos pelas famílias dos alunos lituanos. Com efeito, as famílias lituanas não só nos receberam amistosamente, como também investiram na criação de um ambiente familiar e afetuoso, criando atividades que proporcionassem o convívio efetivo entre os jovens de países diversos, mas unidos no mesmo objetivo, com vista à criação de laços que não dependem da extensão de tempo de confraternização, mas da qualidade e da intensidade do tempo partilhado.
Durante o intercâmbio, revelou-se extremamente enriquecedora a partilha de experiências pedagógicas no âmbito da literacia digital, relacionadas com os nove elementos da segurança digital, que resultou na consolidação de competências, nomeadamente através das apresentações dos alunos das escolas dos países envolvidos, com especial destaque para a escola anfitriã, Sirvintu Lauryno Stuokos-Guceviciaus Gymnasium. A apresentação da escola portuguesa centrou-se na informação pessoal e privada. Foram, ainda, realizados diversos workshops com o objetivo de avaliar a segurança dos sites e das redes sociais das escolas, e fomos apresentados à História da Lituânia através do visionamento de um filme.

Durante dois dias, a imagem da Lituânia criada através do filme transformou-se numa experiência real, em primeiro lugar, através da visita à capital da Lituânia, Vilnius, que permitiu explorar o património cultural e artístico da cidade, por meio de uma visita guiada pelo seu centro histórico, Património Mundial da UNESCO desde 1994. Neste percurso, «descobrimos» monumentos como a emblemática Catedral de Vilnius, o mais importante centro de culto Católico da Lituânia; a Torre do Sino; o Palácio dos Grão-Duques da Lituânia; o Castelo de Gediminas e a Estátua do Grão-Duque Gediminas. Fomos, ainda, guiados nesta rota até à Universidade de Vilnius, uma das mais antigas da Europa; visitámos a praça da Câmara Municipal; a Porta da Aurora, um local de culto e peregrinação; a Igreja de Santa Ana, uma obra-prima do Gótico; a Igreja de São Pedro e São Paulo e a Rua dos Escritores, entre outros. Mas o nosso itinerário não terminaria por aqui, pois fomos ainda guiados até outros pontos turísticos do país anfitrião: partimos até Trakai – uma pequena cidade rodeada de lagos, colinas e florestas, que foi em tempos a capital da Lituânia – onde visitámos um castelo medieval situado numa ilha do lago Galvé, e tendo o privilégio de assistir a uma representação histórica nesse ilustre espaço; seguimos para o Sítio Arqueológico de Kernavé, cidade que foi a primeira capital da Lituânia, e que é Património Mundial da UNESCO desde 2004.

Esta inesquecível semana na Lituânia encerrou-se com workshops que visaram a criação de um blog sobre o intercâmbio, que continuará a ser periodicamente atualizado durante o período de vigência do projeto, e com uma festa de despedida durante a qual pudemos manifestar o nosso apreço às famílias que nos acolheram e a todas as pessoas que conhecemos neste período.

Aguardamos ansiosamente a vinda dos nossos novos amigos a Portugal, em outubro deste ano, pois estes momentos de troca, proporcionados pela multiculturalidade unida num objetivo comum, criam memórias únicas, que contribuem significativamente para o nosso crescimento enquanto alunos e cidadãos mas, acima de tudo, para a tomada de consciência acerca da importância da diversidade para o nosso desenvolvimento enquanto seres humanos.

Beatriz Gomes (11.ºA)
Bruno Ramos (11.ºA)
Catarina Martins (11.ºE)
Joana Martins (11.ºA)
João Pires (11.ºA)

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

22.04.2019 - 14:48

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.