Conta Loios

as escolas

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Santo António
Educação Patrimonial— uma área de oportunidade e de desenvolvimento profissional
. A VOZ das ESCOLAS

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Santo António<br />
Educação Patrimonial— uma área de oportunidade e de desenvolvimento profissional<br />
. A VOZ das ESCOLAS O Encontro EducaçãoPatrimonial – A voz das Escolas, entre outros, tem como objetivos refletir sobre os processos e contextos das práticas de educação patrimonial: a educação como laboratório da cidadania e da diversidade cultural.

No dia 10 de maio de 2019, o Agrupamento de Escolas de Santo António, no âmbito do projeto piloto de Educação Patrimonial (2018/19) participou no Encontro EducaçãoPatrimonial – A voz das Escolas, com os seguintes objetivos:

• Apresentar e partilhar iniciativas e práticas de educação patrimonial realizadas no Agrupamento, nomeadamente com recurso a novos conceitos expositivos e recursos digitais de comunicação visual e de qualidade das exposições.

• Refletir sobre os processos e contextos das práticas de educação patrimonial:
a educação como laboratório da cidadania e da diversidade cultural.

• Criar redes de partilha de conhecimentos e experiências que promovam
dinâmicas entre contextos institucionais / comunitários e o sucesso dos
projetos.

Este evento foi organizado pela Inspeção Geral da Educação e pela Cátedra UNESCO- Universidade Lusófona de Lisboa, um projeto piloto no âmbito da Educação, Cidadania e Diversidade Cultural, tendo Santo António sido convidado para o integrar, no presente ano letivo.

Mostrámos e provámos como podemos trabalhar o Currículo através do Projeto, procurando evidências nas raízes culturais dos nossos alunos e famílias, interagindo e recriando cenários relacionados com o “Dar a volta ao mundo” em contextos reais das nossas viagens e de pacificação das relações interculturais.

Com dezassete nacionalidades, onde a diversidade impera como riqueza, Santo António ilustrou as suas práticas de inclusão com estruturas de mediação e acompanhamento dos processos pedagógicos, promovendo aprendizagens que fazem mais sentido para os alunos e desenvolvendo processos de capacitação para professores.
Foi mais uma etapa da nossa Viagem Pedagógica, valorizando cada um na sua identidade, construindo uma escola de todos e para todos.

Parabéns a todos os que acreditam, como nós, que em Educação não há missões impossíveis.

Manuela Espadinha

13.05.2019 - 09:47

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.