Conta Loios

as escolas

Barreiro - No Agrupamento de Escolas de Santo André
4º Encontro Internacional de Alunos

Barreiro - No Agrupamento de Escolas de Santo André<br />
4º Encontro Internacional de AlunosRealizou-se no Agrupamento de Escolas de Santo André o 4º e último encontro internacional de alunos no âmbito do projeto Erasmus+ Breaking Down Walls. A reunião multicultural decorreu entre 29 de abril e 3 de maio de 2019.

Ao longo desta semana foram apresentados todos os produtos criados por alunos e professores dos seis países parceiros no âmbito deste projeto.
A nossa mascote Brally voltou a Portugal depois de ter passado uma temporada em Itália, tendo sido apresentado o filme The Flight of the Mascot.

Em equipas multiculturais, os alunos tiveram oportunidade de jogar o Multicultural Cardboard Game, assim como a sua versão digital em Kahoot e também completaram os Multilingual Digital Dictionaries. Realizaram-se sessões de leitura do livro de histórias Legends of the World, que contem lendas tradicionais dos seis países, traduzidas nas várias línguas.

Para culminar este encontro, o Clube de Teatro da ESSA apresentou uma dramatização da lenda portuguesa As Amendoeiras em Flor, inserida no livro Legends of the World. Tanto os jogos, como o dicionário e o livro de histórias foram criados pelos alunos dos seis países, no ano transato. O recurso à plataforma eTwinning, onde tudo foi publicado e partilhado possibilitou um trabalho cooperativo em tempo real.

Ao longo do presente ano letivo desenvolveu-se o trabalho preparatório para as APPs Digital Cities. Os alunos dos seis países parceiros elaboraram relatórios escritos sobre cada uma das suas cidades, assim como fizeram uma recolha de fotos das mesmas, tendo todo o material sido publicado no Twinspace do projeto, na plataforma eTwinning. O trabalho conjunto de organização da informação realizou-se durante o 3º encontro internacional de alunos em Caserta, Itália. As APPs Digital Cities foram desenvolvidas na ESSA, pelos alunos do Curso Profissional de Design Gráfico (1ºJ) no âmbito da disciplina de TIC. Durante este encontro foi feita a apresentação destas aplicações interativas para telemóvel, que permitirão aceder a informação e fotos de diversos pontos de interesse das seis cidades parceiras.

Os alunos deram ainda continuidade ao trabalho conjunto na revista digital Madmagz, iniciada em Hildburghausen, Alemanha, durante o 2º encontro internacional de alunos.
Salientamos mais uma vez a importância destes encontros para a abertura de mentalidades e aceitação das diferenças.

O trabalho cooperativo entre alunos de diferentes culturas, assim como a integração dos alunos em famílias, desenvolve o espírito de inclusão e de tolerância e a capacidade de gestão de conflitos. Destes encontros resultam relações de amizade duradouras, que promovem a dimensão europeia a longo prazo, dentro e fora do AESA.

O projeto BDW poderá ser seguido através deste link: https://twinspace.etwinning.net/43861/home
Pela equipa do projeto BDW
Laura Silva Maria

30.05.2019 - 20:07

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.