Conta Loios

as escolas

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Santo António
A MÃE no centro das festas de final de ano

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Santo António<br />
A MÃE no centro das festas de final de anoForam momentos vivos, meritórios, de como podemos trabalhar com as famílias de todo o mundo, de todos os estratos sociais, valorizando o seu contributo e alimentando laços que são, por nós, escola, cimentados pela relação escola família.

Conheço a tua força, mãe, e a tua fragilidade.
Uma e outra têm a tua coragem, o teu alento vital.

António Ramos Rosa

Tal como o poeta, pretendo registar neste texto o papel da Mãe na educação dos seus filhos. Também os estudos da investigação mostram que são as Mães quem tem mais influência no sucesso educativo das crianças. Verdade!
No Agrupamento de Escolas de Santo António assistimos em todas as festas de final de ano a um grande destaque dado à família, às associações de pais e encarregados de educação, ao grande empenho dos docentes e assistentes operacionais, às mães do nosso Agrupamento.

Foram momentos de grande felicidade para todas as nossas crianças de pré-escolar e de 1º ciclo, momentos de partilha e de grandes lições de vida. Neste processo não posso deixar de destacar o trabalho pedagógico apresentado pelas educadoras do Jardim de Infância da Cidade Sol, no Centro Social de Santo António.

Para além das marchas representativas das quatro salas e das atividades articuladas com a EDUGEP nas áreas do apoio à família, no palco brilharam as surpresas das MÃES para todo o público. As Mães de todo o mundo apresentaram uma coreografia escolhida e ensaiada por elas, desfilaram e dançaram ao som das músicas da sua terra, tornando a sessão num grande espetáculo, fazendo brilhar os olhos de todas as famílias.

Premiando o seu trabalho de voluntariado no Projeto Includ-ed, com sessões nos grupos interativos dentro das salas de aula, estas mães foram homenageadas pelas educadoras, em público, recebendo flores e chorando de alegria.
Foram momentos vivos, meritórios, de como podemos trabalhar com as famílias de todo o mundo, de todos os estratos sociais, valorizando o seu contributo e alimentando laços que são, por nós, escola, cimentados pela relação escola família.

Bem hajam, MÃES, pois como afirma Carlos Drummond de Andrade:

Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga,
quando sopra o vento…

Manuela Espadinha

24.06.2019 - 00:13

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.