Conta Loios

as escolas

Barreiro - Alunos de artes visuais da Escola Secundária de Casquilhos
Exposição evocativa dos 500 anos após a morte de Leonardo da Vinci

Barreiro - Alunos de artes visuais da Escola Secundária de Casquilhos<br />
Exposição evocativa dos 500 anos após a morte de Leonardo da VinciA inauguração da exposição evocativa dos 500 anos após a morte de Leonardo da Vinci, irá decorrer no AMAC - Auditório Municipal Augusto Cabrita, no próximo dia 12 de julho, pelas 18h00.

A exposição integra-se num conjunto de iniciativas que assinalam esta efeméride um pouco por toda a Europa. A cidade do Barreiro marca a sua presença através desta iniciativa dos alunos de artes visuais da Escola Secundária de Casquilhos, com a colaboração da Câmara Municipal do Barreiro.

Leonardo da Vinci é considerado universalmente um dos maiores génios da História. Distribuindo o seu talento pelas letras, pelas ciências e pelas artes, Leonardo foi dotado de uma capacidade inventiva sem precedentes, de uma curiosidade insaciável e de uma criatividade quase infinita. Melhor do que qualquer outra personalidade da sua época, este artista florentino personificou o “Homem do Renascimento”, o espírito do humanista, destacando-se como matemático, cientista, astrónomo, botânico, filósofo, pintor, arquiteto, poeta e músico, entre outras áreas do conhecimento e da criação.

Porventura, uma das suas maiores contribuições para a cultura artística foi o seu Tratado de Pintura (publicado c. 1498) no qual entende o desenho como “cosa mentale”, ou seja, um processo intelectual ou um meio que conduz à experimentação e ao conhecimento, considerando que o artista devia tanto conhecer as leis da natureza quanto as do corpo humano, sendo os olhos o instrumento e o desenho o meio para atingir o conhecimento.

Associando-se às comemorações dos 500 anos após a sua morte que decorrem em várias cidades europeias, os alunos de artes visuais da Escola Secundária de Casquilhos deixam um singelo contributo através da exploração da sua obra numa área na qual nos legou mais de 4 mil desenhos sobre os mais diversos temas.

09.07.2019 - 15:44

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.