Conta Loios

as escolas

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Santo André Erasmus+ Breaking Down Walls
3ª Reunião Transnacional do Projeto

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Santo André Erasmus+ Breaking Down Walls<br />
3ª Reunião Transnacional do ProjetoRealizou-se em Iznik, Turquia, entre 16 e 19 de setembro de 2019 a 3ª Reunião Transnacional do Projeto Erasmus+ Breaking Down Walls, parceria composta por França, Alemanha, Letónia, Itália, Turquia e Portugal. Esta última reunião, onde se reencontraram os coordenadores, veio ditar o fim deste projeto, que foi implementado e coordenado pelo AESA entre 2017 e 2019.

Ao longo de quatro dias de trabalho, foi feita a monitorização e avaliação final das atividades desenvolvidas até à data, assegurando, assim, a consecução de tudo o que foi definido no início do projeto. Ao longo de dois anos de BDW, alunos e professores dos seis países parceiros desenvolveram os seguintes produtos: logótipos, mascotes, jogos interativos (Scratch), jogo de tabuleiro, quiz digital (Kahoot), livro de histórias, revista multicultural (madmagz), vídeos, App para smartphones com mapas interativos, portfólio multilingue e uma dramatização teatral. As atividades foram desenvolvidas de forma cooperativa e com recurso à plataforma eTwinning. Realizaram-se três reuniões transnacionais de professores e quatro intercâmbios internacionais de alunos, tendo participado nessas reuniões um total de 72 alunos e 28 professores dos seis países envolvidos. Por fim, Brally, a mascote, regressou à sua cidade natal.

A equipa BDW efetuou uma reflexão sobre o impacto deste projeto a nível local, regional e internacional e foram lançadas as primeiras ideias para o desenvolvimento de novas parcerias futuras.
Iznik, a cidade anfitriã deste encontro, na antiguidade era conhecida como Niceia. Trata-se de uma pequena cidade situada nas margens do Lago Iznik, na região de Mármara, província de Bursa, no noroeste da Turquia. É tradicionalmente conhecida pelos seus azulejos pintados à mão desde a era otomana, onde se têm fabricado os azulejos que decoram muitos dos riquíssimos monumentos do império otomano. A imponente Mesquita de Sultanhamet, a mais importante em Istambul, é apelidada de Mesquita Azul devido aos azulejos de Iznik, em tons de azul, que decoram o seu interior.

A Turquia é um país de grande riqueza cultural, sendo que é o único que se situa em dois continentes, Ásia e Europa. O estreito do Bósforo atravessa a cidade de Istambul, ligando o mar de Mármara ao mar Negro e marca o limite dos continentes asiático e europeu.

Nas ruas da Turquia respira-se cultura, num misto de cheiros, cores e sons inebriantes, que nos envolvem e nos sensibilizam para a importância da diversidade cultural. Assim sendo, o AESA continuará a promover experiências multiculturais que fomentem a tolerância e aceitação da diferença.

“A diversidade promove a tolerância. Quando você não encontra pessoas diferentes, não percebe coisas, não percebe o quanto tem em comum com elas. A diversidade garante que crianças possam sonhar, sem colocar fronteiras ou barreiras para o futuro e os sonhos delas”.

Malala Yousafzai

O projeto BDW poderá ser seguido através deste link:

https://twinspace.etwinning.net/43861/home


A coordenadora do projeto BDW
Laura Silva Maria

02.10.2019 - 16:54

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.